Compras na internet. Como não trocar gato por lebre!

Que o mercado de compras online está ‘bombando’ todo mundo já sabe. Basta ver as notícias de jornal ou mesmo os comentários numa roda de amigos. Todo mundo fala disso! Se num é alguém que comprou uma ótima oferta num site de compra coletiva, é um amigo dizendo sobre as grandes vantagens que conseguiu ao comprar um produto da China.

O que a maioria não sabe é como se precaver de possíveis problemas ao comprar estes produtos em lojas de ecommerce. E realmente estes problemas existem e vão existir cada vez mais à medida que o mercado cresce.

Isso é uma realidade ano após ano desde os primórdios da internet e desde que se iniciou um movimento para maior segurança na web. A verdade é que hoje em dia, a maioria dos usuários de internet não tem medo de comprar, o problema agora é frear essa compra e fazer um pedido no carrinho de forma consciente, sem dores de cabeça.

No ano de 2013 o mercado de comércio eletrônico fechou o relatório com 28% a mais de pedidos fechados do que o ano de 2012. Foram comercializados mais de R$ 28 bilhões no último ano onde a expectativa de crescimento era de apenas 25%.

O número de pedidos feitos na internet chegou a mais de 88 milhões de pedidos fechados e teve também um aumento no número de pessoas que compraram pela primeira vez chegando a mais de 9 milhões de usuários na internet o que corresponde a mais de 53 milhões de pessoas que já fizeram ao menos um pedido na internet.

Com o aumento das compras, também cresce o número de pessoas insatisfeitas e que demonstraram ao menos algum interesse na troca dos produtos. Segundo pesquisa feita pelo e-Bit, no último ano mais de 40% dos consumidores online entrevistados demonstraram algum desejo de fazer uma troca ou devolver o seu produto o que é um número muito expressivo.

Resolvi então elaborar um artigo completo de como você pode se proteger e não cair em propostas e “negócios da China”, jogando seu suado dinheiro aos Bits…

Direitos do consumidor on line

dep0O que a maioria dos consumidores online ainda não sabem é que existem vários direitos ao se comprar pela internet. A partir de março de 2013 as compras através de comércio eletrônico foram inseridas no Código de Defesa do Consumidor do PROCON e foram instituídos algumas obrigações que devem ser observadas com clareza quando você encontra uma promoção em uma loja online. São eles:

 

  • Informações claras e em destaque
    1. Deve existir na loja onde você está comprando, informações claras e em destaque a respeito de quem está vendendo como Dados da loja constando endereço, telefone de contato, email e CNPJ.
    2. As informações sobre o produto devem ser detalhadas, escritas de forma e linguagem acessível.
    3. No caso do preço, deve constar a forma de pagamento, a disponibilidade, despesas adicionais e cálculos de juros no parcelamento do cartão.
    4. O que também deve estar claro são as formas de entrega, taxas adicionais e cálculo de frete de acordo com o peso do produto.
    5. A loja é obrigada a disponibilizar os termos de compra do produto de maneira facilitada e de fácil entendimento por parte do consumidor.
  • Direto de arrependimento
    1. O consumidor online tem o direito de se arrepender de uma compra feita pela loja e meio virtual e o arrependimento da compra deve ser feito pelo mesmo canal utilizado para a compra.
    2. A rescisão da compra ou contrato não deve acarretar custos ao comprador.
    3. A loja deve enviar confirmação imediatamente após o pedido de arrependimento da compra e informar o mais rápido possível ao agente financeiro para que seja cancelada a cobrança e o valor seja estornado.
    4. O consumidor tem até 7 dias a partir do recebimento do produto para se cancelar a compra do produto, serviço ou até mesmo assinatura de contrato e pedir o dinheiro de volta, independente do motivo. Cada loja on line tem a sua política de troca e devolução de produtos.
    5. Se o consumidor decidir o cancelamento da compra e não conseguir o contato pela mesma forma de atendimento e canal onde fez a compra ou de nenhuma outra maneira, o mesmo pode solicitar o cancelamento do pedido através de contato com a administradora do cartão ou pela intermediadora de compra (pagseguro, moip, bcash, paypal, etc).
    6. O fornecedor não pode: ••exigir que a embalagem do produto não tenha sido violada, como condição para acatar o pedido; •• cobrar qualquer quantia a título de frete de devolução
  • Atendimento facilitado
    1. O consumidor deve ter acesso a um resumo do contrato e a venda deve ser confirmada imediatamente depois de realizada.
    2. O comprador deve dispor de acesso a atendimento adequado e eficaz, e a loja vitual tem até 5 dias para atender à solicitação.
    3. A loja precisa confirmar imediatamente o recebimento das demandas ou da compra efetuada.
  • Compras coletivas
    1. Além de todas as recomendações acima, os sites de compras coletivas são obrigados a informar o número mínimo de consumidores para consumar a oferta e prazo para utilização do seu cupom, dados do responsável pelo site e pelo produto.

 

Algumas modalidades de comércio Eletrônico

Além é claro do modelo de comércio eletrônico que estamos acostumados a utilizar no dia a dia, as lojas on line, existem algumas outras modalidades de compras que são muito utilizadas e que gostaria de mencionar:

Compras Coletivas

Os sites de compras coletivas são intermediadores de ofertas onde negociam com estabelecimentos comerciais, lojas, prestadores de serviços, restaurantes e bares, as melhores condições para comprar um produto ou serviço. Neste caso não é obrigatório ter um mínimo de compradores para fazer a ativação da oferta e ela está condicionada a uma série de regras para que a mesma seja efetivada.

DICAS:

  1. Observe atentamente o regulamento da oferta, veja sobre quais condições o produto ou serviço é oferecido, quantidade de itens, data de utilização, data de validade do cupom.
  2. Acontece muito do usuário fazer a compra e tentar utilizar o seu voucher em data ou dia da semana não específico à oferta.
  3. No caso de compras de pacotes de viagens, observe as datas de utilização dos vouchers e pesquise a respeito do Hotel no Google, pacotes de viagem, operadora de turismo e empresa de transporte aéreo que está oferecendo o pacote.
  4. Veja também, para os casos de pacotes turísticos, os detalhes a respeito de utilização da oferta para numero determinado de pessoas e para crianças.
  5. É reclamação muito constante em casos de compras coletivas, o mal atendimento por parte dos estabelecimentos que oferecem a oferta. A utilização do cupom de desconto não autoriza o estabelecimento comercial a tratar o consumidor de maneira diferenciada em relação aos outros clientes.
  6. O pagamento da taxa de serviço dos restaurantes (ou “gorjeta”) é opcional, ou seja, o consumidor decide se quer pagar ou não. Isso também é válido para as promoções realizadas por restaurantes em sites de compra coletiva.
  7. Existem, ainda, os sites que reúnem as promoções de diversos sites de compras coletivas, os agregadores de ofertas (Saveme, OfertaÚnica, etc). Eles não são os responsáveis diretos pelas ofertas existentes.

 

Leia o artigo publicado indicando os “5 sites de compras coletivas que ainda sobrevivem em Londrina”.

 

Crowdfunding

É a reunião, por meio de um site, de um grupo de pessoas que, interessados em por em prática uma ideia, fazem, para isso, uma doação em dinheiro.

O mecanismo é simples, o autor da ideia apresenta sua proposta em um site e diz quanto dinheiro precisa para realizar seu projeto. Quem tiver interesse em apoiar o projeto, poderá fazer doações. Em troca, o responsável pelo projeto oferece uma recompensa a quem o apoiou.

Se o projeto indicar um valor de doação predeterminada para um benefício específico para o grupo, como a realização de um show de música, com a retenção de uma comissão, o Procon-SP entende que há relação de consumo.

Fique atento às regras do projeto e todas as condições e especificamente sobre devolução do dinheiro, caso o projeto não se concretize.

Compra de produtos da China (Allixpress, DealExtreme)

aliexpress-logo

Uma modalidade de compras que está sendo muito utilizada nos dias atuais é a compra de produtos de sites da China como o Alixpress e o Dealextreme, que oferecem produtos eletrônicos, gadgets e até mesmo vestuário, a preços muito abaixo do mercado brasileiro. Muitos deles oferecem até frete grátis para o Brasil o que torna esta modalidade muito atrativa.

DICAS:

  1. Procure opções de sites mais conhecidos e que oferecem o mínimo de segurança para realizar as transações. Opte por lojas onde seus amigos já efetuaram compras e tiveram experiências agradáveis.
  2. Selecione os sites que fazem a entrega por frete grátis, você não gostaria de pagar o frete de sites que se localizam do outro lado do mundo, gostaria?
  3. Ao comprar produtos da China você não pode estar com pressa em recebê-los. Muitos sites fazem a entrega de seus pedidos em até 120 dias da data da compra. Não se preocupe, eles demoram mas chegam.
  4. Observe os sites chineses que tem em seu conteúdo os comentários de outros compradores. Leia cada um deles atentamente para poder conhecer melhor o produto e a opinião de quem já comprou. Dê preferência por produtos que tem a melhor avaliação.
  5. Veja se o site possui forma de pagamento pelo Paypal. Essa é uma das maneiras mais seguras de fazer pagamentos on line na atualidade.
  6. Taxas e impostos. Esteja atento pois você pode ser taxado pela receita federal. Neste caso você receberá um aviso dos correios para comparecer à central e fazer o pagamento do imposto para retirada do produto.

 

Mercado Livre e eBay

Muitas lojas físicas utilizam estas modalidades de compras online pois possuem um market share exclusivo e muito completo para oferecer seus produtos. Em troca da divulgação dos produtos nos sites, o lojista paga taxas somente no caso da venda de produtos. Muitos compradores do Paraguay utilizam o mercado livre para oferecer seus produtos por isso esteja atento a informações dos produtos, taxas de entrega e reputação do vendedor.

Reputação no Mercado Livre

Verifique atentamente a reputação do vendedor

DICAS:

  1. Observe a quantidade de produtos vendidos e disponíveis à venda.
  2. Fique atento quanto à reputação do vendedor e veja quantas compras ele finalizou, os índices de reclamações e satisfação dos compradores.
  3. Faça o cálculo do frete para ver se o produto não fica mais caro do que em uma loja convencional.
  4. Você tem até 14 dias para reclamar o produto e devolvê-lo pelo Mercado Livre.
  5. No caso do eBay, observe atentamente os custos de frete dos produtos enviados de fora do Brasil e também as possíveis taxas de impostos que você poderá ter.

 

Dicas de como proteger seus dados e prevenir-se de fraudes

Compra segura e certificados de segurança

httpsTodo site de compras online deve oferecer o mínimo de segurança para seus usuário, por isso observe se ao fazer o checkout e finalizar seu pedido, o sistema envia a URL do site para o servidor seguro, incluindo o “https:” no endereço do navegador e se aparece um cadeado mostrando que aquele servidor é seguro realmente.

Clique nos botões dos certificados que aparecem no site como Certisign, Comodo, Site Blindado e outros para verificar a autenticidade destes. Quando você clicar nestes botões, será direcionado a uma página exclusiva mostrando a autenticidade.

 

seguranca

Selo e-Bit

O Selo do eBit atua como consultor de compras online, publicando no site a certificação das lojas virtuais por excelência de serviços, obtido a partir das avaliações de compradores que finalizaram pedidos naquelas lojas e analisam itens como prazo de entrega, qualidade de embalagem, qualidade do produto, etc.

autenticidade-siteblindado

Observe a autenticidade dos selo eBit, clicando no ícone do Selo e verificando as opiniões dos compradores e clientes daquela loja.

 

 

Reclame aqui

Uma boa maneira de saber se a loja onde você vai comprar o produto é segura e tem uma boa reputação é fazer uma busca no Google pelo nome do ecommerce ou mesmo dentro do site Reclame aqui verificando as reclamações que ocorreram no site e quais são essas reclamações.

Exemplo de Reputação no Reclame aqui

Exemplo de Reputação no Reclame aqui

É claro que no caso de um site muito visitado e com um grande volume de vendas irá mostrar também muitas reclamações, analise a quantidade de reclames e também as respostas do ecommerce. A reputação está relacionada também com a qualidade e rapidez no atendimento e solução de problemas. Uma loja de qualidade é aquela que mesmo em situações de problemas, resolve os chamados dos clientes na mesma velocidade com que eles aparecem.

 

Intermediadoras financeiras de pagamento

Os sites de comércio eletrônico, em geral, disponibilizam aos consumidores a possibilidade de efetuar o pagamento da compra por meio de débito em conta-corrente, de boleto bancário ou de cartão de crédito. Por vezes tais operações são realizadas por intermédio de uma empresa especializada, que faz a ligação entre o site de vendas e a instituição financeira ou administradora de cartão de crédito.

Esta forma de pagamento no Brasil ganhou força depois da criação do PagSeguro da UOL que oferece segurança ao vendedor e ao comprador.

Fique atento quanto às condições de parcelamento das intermediadoras financeiras. O cálculo de juros no parcelamento pode ficar além das suas possibilidades de pagamento.

Todo cuidado é pouco

Stop-hand-cautionEm resumo, tenha muito cuidado ao fazer suas compras pela internet. Fique atento e previna-se de fraudes e até mesmo de fazer suas compras por impulso, tendo em vista que isso pode comprometer o seu orçamento e além disso trazer mais dores de cabeça do que os benefícios que o produto comprado vai trazer.

 

  • Não compre por impulso.
    – Preciso realmente desse produto ou serviço?
    – Tenho informações suficientes sobre ele?
    – Tenho que comprar agora?
    – Essa decisão vai comprometer meu orçamento?
  • Busque referências e recomendações de amigos ou familiares.
  • Verifique o registro de produtos e serviços.
  • Verifique as características do produto.
  • Utilize a internet para acessar informações e opiniões dos consumidores sobre o produto ou serviço que pretende adquirir.
  • Compare preços.
  • Guarde os comprovantes: guarde todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc).
  • Exija a nota fiscal: no ato da entrega do produto, recuse o recebimento se a nota fiscal não for apresentada.
  • Fique atento às formas de pagamento

 

Lista de 406 sites de comércio eletrônico que você deve evitar

O PROCON-SP elaborou uma lista com 406 sites que você deve evitar em comprar, baseado em reclamações de consumidores que fizeram algum pedido e acabaram sendo prejudicados.

Veja a lista.

 

 

Video da Entrevista que dei no Programa Vitrine em Revista sobre Compras na Internet

 

É isso gente, espero que eu realmente tenha solucionado e tirado algumas dúvidas a respeito do comércio eletrônico.

Não deixe de comentar este post e boas compras!

 

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