SEO para E-commerce: 5 Dicas para Melhorar o seu Posicionamento no Google

SEO para E-commerce: 5 Dicas para Melhorar o seu Posicionamento no Google

Obter um bom posicionamento no Google é essencial para qualquer empresa. No entanto, no caso dos empreendimentos na área do e-commerce, isto é especialmente importante. Tendo em vista que as vendas são realizadas diretamente no site, fazer SEO para e-commerce é crucial.

Apesar de existirem outras formas de atrair visitantes para o seu site, o rankeamento orgânico no Google é fundamental. Isto porque ele atrai tráfego sem custos adicionais, ou seja, potencialmente oferece o melhor ROI (Return Over Investment, ou Retorno Sobre Investimento).

Além disso, com um bom posicionamento no buscador, é possível atingir um público que busca ativamente pelos seus produtos. Ou seja, é possível captar uma audiência para a qual você tem mais chances de converter.

Mas, como é possível alcançar esta meta de posicionar-se bem entre a concorrência do maior buscador do mundo? Por meio do emprego de técnicas de SEO! Por isso, continue lendo para descobrir 5 técnicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu e-commerce no Google.

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Tendências de Busca. Não basta ser natural, tem que ser POWER

Tendências de Busca. Não basta ser natural, tem que ser POWER

Durante os anos 90 e 00, não importava muito a fórmula de um produto: bastava prometer intensidade – fosse de sabor, cor, resultados etc. – que já ganhava atenção do consumidor. Hoje, o público presta muito mais atenção nos ingredientes daquilo que consome e procura comprar o que é mais saudável. Se um produto, além de natural, tiver “superpoderes”, já sai na frente da concorrência.

tendencias de buscas

Do fim dos anos 90 para cá, vivemos a era da intensidade. As pessoas só se interessam pelo que for mega, ultra, hiper ou POWER. Nesse contexto, aquela máxima que a gente cresceu ouvindo, cabe como uma luva: tudo que é demais, faz mal. Depois de mais de uma década de excessos, os sinais nocivos começam a aparecer e o NATURAL surge como uma redenção, uma tendência de comportamento que cresce e dá início a um período de ruptura.

O encontro de 2 macrotendências

Estamos vivendo o encontro de duas macrotendências – enquanto uma entra em declínio, outra começa a ganhar destaque. Desse momento de ruptura onde o excesso e a saúde tentam viver em harmonia, surge uma tendência de comportamento que o Google passou a chamar de POWER NATURAL.

Vivemos a ERA POWER

Too Much Information

Muita informação, muitas marcas e uma avalanche de estímulos. Esse excesso faz com que as pessoas tenham cada vez mais dificuldade em absorver uma mensagem.

Multitasking

Acredite se qusier, o cérebro humano não foi feito para fazer duzentas coisas ao mesmo tempo. E essa sobrecarga acaba afetando a velocidade e a intensidade com que criamos desejos e necessidades.

Ciclos mais curtos

A multiplicidade de mensagens faz com que elas tenham um ciclo de vida cada vez menor.

 

Não dá pra viver a 200 POR HORA o tempo todo, uma hora a conta chega em nosso cérebro. Com o excesso de informações e Multitarefas do dia a dia vivemos um Ciclo vicioso prejudicial.

 

COMEÇA COM O EXCESSO DE TAREFAS:

O Ciclo Dopamina

Um cérebro que demanda CONSTANTEMENTE por distração, precisa de estímulos cada vez mais poderoso para OBTER SATISFAÇÃO.

E ISSO AFETA O MODO COMO CONSUMIMOS TUDO NA ATUALIDADE:
Música, Cinema, Comida, Esportes, tudo precisa ter uma pitada a mais, um excesso…

MAS UMA HORA A CONTA CHEGA e é isso que tem mudado o comportamento nas buscas na atualidade. As buscas por termos como EMAGRECER aumentaram 144% nos últimos 10 anos, buscas por frases como “SERÁ QUE ISSO FAZ MAL?”, “ISSO CAUSA CANCER?”, e etc

Neste cenário a busca pelo NATURAL cresce, mas mesmo assim nosso cérebro continua precisando de estímulos e é por isso que as marcas cada vez mais acrescentam as sensações POWER e extra em suas estratégias de comunicação.

COMO AS MARCAS PODEM SE COMUNICAR MELHOR COM O PESSOAL NATUREBA?

Aí vão os 3 principais pontos para ficar de olho na hora de montar sua estratégia:

1 – AINDA NÃO HÁ NATURAL QUE SOBREVIVA SEM POWER
O natural é cada vez mais associado ao conceito de SAUDABILIDADE. Mas para ganhar a atenção deste público é preciso incluir as características da ERA POWER: intensidade, indulgência, efetividade e rapidez.
Não basta ser um Xampu com vitaminas. Tem que ser XAMPU BOMBA DE VITAMINAS. Não basta ser alimento funcional. Tem que ser um SUPER FOOD CHEIA DE SABOR.

2 – O INGREDIENTE É REI
Comunicar a procedência, a história e outras informações sobre os ingredientes dos produtos, por mais simples que sejam, deixam SEUS PRODUTOS MAIS ATRATIVOS.

3 – CASEIRO É O SAUDÁVEL VIÁVEL
Seu produto conversa com o Universo Caseiro? Bom para você. O caseiro entrega bem a necessidade de prazer e conforto e deixa o consumidor com a percepção de saudável. Ex: Fui eu mesmo que misturei os ingredientes, não existe química, etc.

Veja o infográfico que mostra as tendências de busca relacionadas a uma busca incessante em corrigir os erros do passado.

 

O que é SEO e por que você, pequeno ou médio empresário precisa dele?

O que é SEO e por que você, pequeno ou médio empresário precisa dele?

Você tem um pequeno ou médio negócio e gostaria de gerar mais visibilidade para sua marca na internet?

Então você provavelmente já ouviu falar do marketing digital – mais especificamente, de SEO.

Se não, saiba que ele é um aliado fundamental para colocar o seu negócio em um novo patamar na web.

 

O que é SEO e qual sua importância

SEO, ou search engine optimization, é um conjunto de técnicas de otimização de sites para buscadores, aplicadas na página da sua marca para melhorar o seu posicionamento online.

Seus potenciais clientes utilizam a internet diariamente para procurar por serviços que podem ser exatamente aqueles que você oferece.

Então como fazer com que eles encontrem a sua página antes que entrem nos sites dos seus concorrentes e comprem deles?

É aí que entra o papel de um bom pacote de serviços de SEO.

Motores de busca, como o Google, priorizam alguns fatores na hora de determinar a relevância de uma página para determinada busca.

Entre esses fatores, as principais categorias são on-page, off-page ou link building e a experiência do usuário (junto com os sinais sociais).

Essas são os principais focos do trabalho de SEO.

 

As principais técnicas de SEO on-page

O SEO on-page é a modalidade na qual as otimizações são feitas dentro da própria estrutura do site. Esses ajustes abrangem o conteúdo e a estrutura das páginas.

A principal preocupação aqui é com a title tag, ou simplesmente o título da sua página. Ela é fundamental tanto para o seu leitor como para os motores de busca, e deve ser posicionada de modo a ser identificada o quanto antes.

Depois, o foco é a URL: vale a pena investir em endereços de página visualmente agradáveis e com termos claros, incluindo a palavra-chave que você quer ranquear (colocar em evidência para os buscadores).

O próximo passo é a meta description. Ela é aquele texto curto que aparece embaixo do título da página quando você faz uma pesquisa no Google, por exemplo. Ela dá aos leitores uma prévia sobre o que pode ser encontrado ali. É fundamental que ela chamativa e bem escrita.

Outro fator fundamental são as palavras-chave. Mas atenção: a sua simples presença, repetida exaustivamente, ao invés de ajudar, atrapalha: não se esqueça de que os mecanismos de busca priorizam a qualidade.

Assim, além de escolher palavras-chave de acordo com o seu tipo de negócio e de cliente, é importante saber posicioná-las dentro do seu texto, em locais específicos e com uma frequência adequada. Tudo para que o texto flua natural e agradável para o leitor.

Lembre-se de que a qualidade da experiência do visitante no seu site também é levada em conta pelos mecanismos de busca.

Falando nisso, outro aspecto fundamental para garantir um bom posicionamento online da sua marca é um bom conteúdo.

Buscadores valorizam conteúdo original, exclusivo, atualizado e de qualidade, que faça com que o leitor não precise mais voltar à SERP (página com os resultados da busca).

Investir em conteúdos visuais, assim como em um design que enriqueça a experiência do leitor na sua página (independente do dispositivo que ele estiver utilizando), são outras estratégias de SEO fundamentais para colaborar para um melhor posicionamento online da sua marca.

Incentivar os leitores a compartilharem em redes sociais os conteúdos que acharem interessantes também é essencial!

 

Benefícios da otimização de sites para buscadores

Investir na otimização do seu site através das técnicas de SEO vai ajudar não só a trazer mais visitantes para o seu site como também a aumentar o número dessas visitas que são de fato convertidas em vendas.

Todo esse trabalho pode parecer árduo, mas vale a pena: usar os mecanismos de busca como seus aliados para melhorar a performance da sua página só traz benefícios para a sua marca.

A boa notícia é que você não precisa se encarregar de tudo sozinho: você pode contar com a ajuda de profissionais sérios e competentes para fazer o trabalho duro para você.

Eu, Juliano Calão, terei o maior prazer em te ajudar a dar à sua marca a visibilidade que ela merece, usando técnicas de SEO e outras estratégias de marketing digital.

 

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As 15 buscas mais esquisitas do Google

As 15 buscas mais esquisitas do Google

Já é difícil pensar na vida sem o Google. Mesmo desconsiderando todos os aplicativos e sites úteis, como Gmail, Drive, Youtube, Google + (OK, talvez não este último), viver sem a busca do Google parece distante. Além dos trabalhos de escola, das letras de músicas e todas as buscas que todos fazemos, existem as buscas (muito) estranhas que as pessoas fazem.

O site Search Factory, especializado em serviços de marketing online, listou perguntas e afirmações bizarras são que são feitas centenas ou milhares de vezes no Google, todos os meses. Apesar de o site ser australiano, você vai ver que as buscas são bastante universais. (mais…)

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