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Uma pesquisa efetuada pela ComScore, empresa especializada em medição da audiência na web, confirmou seus dados de 2007 que os banners têm o mesmo impacto quando não são clicados. Na verdade, os internautas que não clicam nas campanhas são os maiores responsáveis pelas visitas e pelo tráfego nos sites das categorias e dos produtos anunciados no universo on-line.

Para espanto de muitos, concluiu-se através da pesquisa, que o clique não é o ponto crucial na eficácia das campanhas na web. No mês passado a comScore publicou os resultados atualizados que concluiu que os cliques são irrelevantes. Além disso, o número de clicadores natos, diminuiu pela metade nos últimos 2 anos saltando de 32% para 16%.

Esses 16% atuais clicadores são responsáveis por mais de 80% dos cliques em banners na Web. Isso significa que uma porção realmente irrelevante dos internautas nasceram clicadoras e o restante simplesmente não clica nas publicidades on-line.

Essas conclusões acabam com um paradigma que ainda hoje norteiam não só a avaliação da eficácia na mídia digital como todos os planos de mídia on-line do mundo. Muitos profissionais de publicidade na web ainda acreditam que quando o banner não é clicado é jogar dinheiro fora, mas segundo a pesquisa, esta não passa de uma visão provinciana da realidade.

Essa preocupação em fazer o usuário clicar no banner, imaginando que isso otimizará a performance da campanha, é um esforço gasto com objetivos errados, pois o aumento de cliques não vai melhorar o resultado que se espera.

Outro achado desta pesquisa provou que os usuários que não clicaram nos banners de publicidade, permaneceram visitando os sites anunciantes até um mês após a veiculação. Em resumo, a taxa de cliques foi mínima mas o tráfego continou aumentando.

Se deseja ver a pesquisa completa intitulada pela comScore como “Natural Born Clickers Return”, leia o pdf,  ou visite o site da comScore.

Grande abraço a todos e lembrem-se…  Não precisam clicar…

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