Visitantes do Twitter podem ser os mais preciosos

Especialistas de marketing digital e search chamam atenção para o CTR diferenciado de usuários do microblog.

Quem acompanha o segmento de publicidade online ou responde por análises de tráfego em sites provavelmente já se deu conta do perfil diferenciado que o CTR (click trough – taxa de cliques em tradução livre do inglês) de usuários do Twitter apresenta. Durante o Uaiseo, evento realizado em belo Horizonte entre os dias 25 e 26/9, e que reúne as comunidades de marketing na internet, mais especificamente aquelas que cuidam do formato e da apresentação dos sites para aumentar-lhes a visibilidade, o IDGNow! conversou com profissionais do ramo de internet sobre esse perfil singular de internauta e seus hábitos e expectativas.

Para Alex Pelati, à frente do departamento de SEO da agência de marketing e de internet AO5, a qualidade do clique oriundo do Twitter é especial. “Se ele chegou ao seu site através do Twitter, ele já vem com alguma imagem formada sobre a empresa e agora está disposto a saber mais sobre quem você é e o que oferece”.

Qualificado

“É bem diferente do visitante que chega às páginas com base em uma busca orgânica no Google, por exemplo”, continua Pelati. “O que obrigou esse internauta a clicar no link? A motivação é o interesse e a relevância daquela informação. Uma vez disposto a gastar o tempo visitando um site entre milhões de outros é conhecer”, finaliza.

Poder aquisitivo e conversão

Na perspectiva de Diógenes Passos, que ocupa o cargo de webanalytics (mensuração de volume de visitas) no portal Globo.com, “o visitante que vem ao site através do Twitter busca interação… ele é exigente, vem ao site lê o que interessa e sai”.

Sobre poder aquisitivo e conversão proporcionado por esse tipo de internauta, Diógenes diz que estes vêm ao site com grande intenção de converter, por outro lado, se não encontram rapidamente o que querem, abandonam a página.

No que tange ao poder aquisitivo, existem ferramentas e serviços bastante caros que dão conta desse tipo de informação. Um deles é o ComScore, outro, o Ibope. “Grandes players têm a opção de contratar esses serviços para definir o perfil desse público, mas é uma ínfima parte de veículos ou de empresas que dispõem desses recursos”.

Monitoramento

Não é fácil monitorar o tráfego gerado em um site quando ele vem de APIs (programas) que se comunicam com o serviço do microblog. “Visitas geradas por aplicativos como o Tweetdeck e outros softwares aparecem no painel de controle do Google Analytics como visitas diretas, o que causa confusão na hora de avaliar a performance de uma campanha, de uma promoção ou outra operação que se deseja acompanhar de perto, com informações precisas”, finaliza o analista Passos.

Fonte: Webinsider

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  • Mysterious Muniz

    O Twitter é uma ótima ferramenta para divulgação de blogs se utilizada corretamente. As vantagens dele é que você tem um contato maior e direto com o seu público alvo, pode fazer uma amizade e integrar uma “comunidade” ao seu blog além de poder indexar os seus links em motores de busca (o Twitter faz isso com uma velocidade impressionante!). As desvantagens não são muitas (pelo menos ao meu ver), acredito que a única seja a de atrair também visitantes que não estejam interessados em seu conteúdo, aumentando assim a taxa de rejeição do seu blog.

  • Dra.Rosângela Matos

    Olá, parabéns pela postagem deveras interessante. O nosso Jornal é um web jornal divulgado em 69 países, divulgamos seu conteúdo para mais 29 redes sociais e gostaria de participar do seu post dividindo nossa experiência quanto ao Twitter. Para nós o Twitter traz acessos sim porém, existem outras redes sociais onde observamos maior feedback , o diHTT tem nos surpreendido muito pela interatividade. Abraços. Dra Rosangela Matos Diretora de Mídias do JCF em São Paulo – Brasil

  • Luiz

    Olá…
    não conhecia o blog, muito interessante as postagens!
    Parabéns

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