Entenda porque o Funil de Vendas é importante para a estratégia de Marketing

Entenda porque o Funil de Vendas é importante para a estratégia de Marketing

Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é um dos maiores aliados de uma boa estratégia de marketing.

Um funil de vendas é o termo de marketing para a jornada que os clientes em potencial percorrem no caminho para a compra. Existem várias etapas para um funil de vendas, geralmente conhecidas como topo, meio e fundo do funil, embora essas etapas possam variar dependendo do modelo de vendas de uma empresa.

Qualquer empresário conhece a dor de perder uma venda. Após semanas de apresentações e demonstrações, conversas e negociações, o cliente em potencial sai do funil de vendas sem comprar.

Acontece. Mas isso acontece com menos frequência quando você tem isso desenhado de maneira coerente e também consegue entender em que momento da jornada esse possível cliente está. 

Muitos funis de vendas de pequenas empresas são mais como peneiras, com buracos deixados por planilhas remendadas, notas adesivas, compromissos perdidos e acompanhamentos esquecidos.

As etapas do funil de vendas

O funil de vendas é composto por três etapas: topo, meio e fundo. Também conhecidas como: TOFu (Top of the Funnel), MOFu (Middle Of the Funnel) e BOFu (Bottom Of the Funnel).

Exemplo de um Funil de Vendas
https://www.nutshell.com/blog/what-is-a-sales-funnel

Cada etapa possui funções específicas:

Topo do funil (TOFU)

Essa etapa também é conhecida como a fase da descoberta, pois no topo do funil a pessoa ainda não tem consciência da necessidade de adquirir um determinado produto ou serviço. Mas no primeiro contato com a sua marca, ela percebe que existe uma necessidade, algo está faltando.

Nesse momento, é muito importante que você seja quem vai diagnosticar essa necessidade e também a pessoa que vai tirar toda e qualquer dúvida do visitante com relação a esse assunto. Em outras palavras, o topo do funil serve para educar visitantes que, embora tenham chegado até a sua marca de alguma forma, ainda não tem qualquer informação a respeito do que você está oferecendo.

Meio do funil (MOFU)

No meio do funil o visitante já absorveu muitas informações sobre o assunto em questão e realmente compreende que existe uma necessidade. Por isso, nesse momento, ele procura maneiras de resolver esse problema, satisfazer essa necessidade.

Sendo assim, no meio do funil os seus conteúdos podem tratar dessa necessidade de uma forma mais aprofundada, com informações mais específicas, apontando possíveis soluções para resolver aquela dor.

Fundo do funil (BOFU)

Nessa etapa, o consumidor ainda vai passar pelas fases de avaliação e decisão. A avalição é quando ele compara soluções que podem atender as necessidades dele, e a decisão é, simplesmente, o ato de compra.

Como funciona o funil de vendas?

Agora que você já conhece o conceito do funil de vendas, também é importante entender exatamente como ele funciona.

Até o ato da compra, o cliente passa por diversas etapas: primeiro ele conhece o produto ou serviço, depois pesquisa sobre aquele determinado assunto e por fim realiza a compra. Por isso, o funil de vendas é fundamental para que você consiga identificar em qual etapa o cliente está, para então poder oferecer os conteúdos ou as soluções adequadas.

 

Por que é importante?

Com um funil de vendas bem estruturado você consegue mensurar a produtividade de vendedores e analistas de marketing. Ou seja, além de conhecer as dificuldades desses profissionais, você também pode acompanhar os resultados desses colaboradores e cobrar melhores resultados.

O funil também ajuda você a padronizar o clico de vendas, isso faz com que a análise de cada etapa seja feita de forma mais rápida e objetiva. Além disso, as chances de cada negócio ser efetivado aumentam bastante, pois com o funil de vendas implementado você pode acompanhar o status de cada venda em tempo real.

Outro fator importante, talvez o mais importante de todos, é que o funil de vendas te dá a possibilidade de reter informações valiosas sobre os clientes. Desse modo, você pode personalizar e aperfeiçoar o seu produto ou serviço de acordo com a necessidade do seu cliente.

Gostou desse artigo? Quer saber mais? Deixe seu comentário e teremos o maior prazer em responder suas dúvidas.

Como saber se o Inbound Marketing funciona para o meu tipo de negócio?

Como saber se o Inbound Marketing funciona para o meu tipo de negócio?

O marketing digital é uma forma de atrair clientes em contexto online, tal como as redes sociais, sites e blogs. Isso é de conhecimento de grande parte das empresas hoje. Já o Inbound Marketing nem tanto, por conta de ser um pouco mais recente. Você sabe sobre a possibilidade de aplicar para o seu negócio?

O inbound marketing, criado pela HubSpot há alguns anos, é um conjunto de estratégias que visam também atrair clientes, porém, criar antes disso um vínculo mais profundo com esses consumidores em potencial.

Saiba nesta leitura se a sua empresa se encaixa nesse tipo de estratégia ou não!

Como funciona o Inbound Marketing?

Em um primeiro contato, é preciso conhecer a persona para a qual a sua empresa deve direcionar o conteúdo. A persona é o resultado de um perfil comum aos indivíduos que procuram pelos seus produtos ou serviços. Aspectos como idade, sexo, interesses pessoais, entre outros, são muito importantes para ter algo como base para as etapas seguintes.

A partir da formação da persona há a elaboração de todo o material, rico em conteúdo, para informar e por consequência, atrair essas pessoas. É por meio desse material, educativo e relevante, que criamos vínculos maiores com a sua clientela.

O conteúdo e, por consequência, o vínculo gerado se transforma em leads, clientes fidelizados a sua marca e aumento das suas vendas. O relacionamento com o consumidor ganha um nível mais elevado e os resultados são ligações mais consistentes com a clientela.

As estratégias implementadas vêm do próprio marketing digital, como técnicas de SEO e o Google Analytics, a grande diferença é que serão usadas aquelas que se encaixam de forma específica nos objetivos do inbound. A produção de conteúdo é a principal ferramenta para conseguir essa aproximação com o público-alvo.

Funciona para o meu tipo de negócio?

As estratégias do inbound funcionam para todos os tipos de negócio, seja ele de grande ou pequeno porte. Então sim, funciona para a sua empresa. Na verdade, com a necessidade de aproximação maior com os consumidores que podemos ver hoje, chega a ser indispensável adotar essas ações para o seu crescimento.

As vantagens do inbound marketing

Quando bem implementadas, as estratégias do inbound marketing trazem ótimos resultados. Dentre as suas vantagens estão:

• Grande custo-benefício
• Maior captação de clientes
• Entrega de conteúdos significativos para o público
• Fortalecimento da sua marca
• Facilita os processos de venda

Agora, você já compreende o que é e também a importância de usar o Inbound Marketing na sua empresa. Esse tipo de estratégia funciona sim para o seu negócio e por conta de suas vantagens, não deve ser dispensada. O mais indicado é confiar em profissionais para toda a análise e produção do conteúdo.

Procure uma empresa especialista para fazer a devida análise e formação de todo o conteúdo para colocar essas ações em prática. Assim, a sua organização pode desfrutar das vantagens que mencionamos e aumentar as suas vendas.

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5 motivos para a sua empresa começar a investir em marketing digital hoje mesmo

Você com certeza já foi impactado de alguma forma pelo marketing digital. Seja de uma maneira clara ou mais disfarçada, esse conjunto de estratégias voltadas para a internet é uma realidade que está longe de mudar. A maioria dos negócios investe, nem que seja de forma inconstante, em ações de marketing digital.

Mas o que torna o marketing digital tão importante para as empresas de todo o mundo? Confira agora 5 razões para você investir suas ações de marketing no meio digital.

1 Todo negócio pode ter resultados com marketing digital

Seja você uma grande companhia ou um negócio recém-criado e com poucas vendas, o marketing digital é o meio perfeito para que você alcance seus resultados. Existem várias vertentes dentro do marketing digital que você pode aplicar no seu negócio. Pode ser mídia online, marketing de conteúdo, e-mail marketing entre outros. Tudo realizado da forma correta, pode proporcionar grandes resultados para a sua empresa.

2 Não é necessário um alto orçamento

Como já citamos anteriormente, há muitas possibilidades dentro do marketing digital. E se você acredita que todas dependem de muito dinheiro para serem colocadas em prática, se engana. Por exemplao: a mídia online que é uma propaganda voltada para o meio digital, tem a possibilidade de ser realizada com valores altos, como também podem ser feitos com R$ 20.

Seja qual for a ação, existe um custo por trás, seja através do uso de mão de obra ou diretamente na divulgação. Mas o importante é que se trata de um meio que não exige um orçamento alto para trazer resultados consistentes para a empresa.

3 Sua empresa em contato com o público-alvo

A internet sem dúvidas trouxe uma grande vantagem que é a capacidade de impactar pessoas ao redor do mundo. Essa rapidez na comunicação e na troca de conteúdo, permite que a cada dia as pessoas estejam mais familiarizadas com este meio. Inclusive, o poder da internet é tanto que afeta diretamente na rotina das pessoas.

Essa capacidade de estar onde o seu público-alvo está é uma das principais vantagens de quem utiliza o marketing digital em sua estratégia. Além disso, essas ações podem impactar pessoas de todo o mundo. Isso significa que com a estratégia certa, é possível atrair clientes e ainda fidelizar essas pessoas para sempre comprarem da sua loja.

4 Grandes possibilidades

A cada dia surgem novas maneiras de otimizar o marketing digital. Tudo isso serve para que os profissionais tenham novas possibilidades de gerar resultados para a empresa. Então, não há limitação de iniciativas, minimizando assim a performance. Há sempre uma nova ação que pode ultrapassar suas expectativas.

5 Ferramentas otimizam processos

No marketing digital encontramos várias ferramentas que são capazes de otimizar as estratégias. Mas por que isso é um motivo para se investir em marketing digital? Essa vantagem se deve ao fato que qualquer negócio pode ter meios que otimizem seus esforços.

Mais do que isso, que possam compreender o que está gerando resultado ou não. Sim, as estratégias de marketing digital são fáceis de serem mensuradas. Entender quais clientes compraram por causa daquela ação, qual iniciativa gera mais resultado entre outros.

Esses são os principais motivos que tornam o marketing digital uma ótima forma de alavancar o seu negócio. Seja qual for o seu objetivo, é possível encontrar uma solução que aumente sua performance. Quer entender como isso é feito? Cadastre-se agora e faça uma Análise Prévia de Presença Online.

Automação de Marketing: Saiba o que é e como aplicar na sua empresa

Automação de Marketing: Saiba o que é e como aplicar na sua empresa

Uma simples pesquisa de mercado aponta que os clientes hoje desejam muito mais do que a praticidade de realizar uma compra e finalizar o contato, ele quem relacionamento com a empresa. Entretanto, este cuidado vai além de receber brindes sem nomes e mensagens sem destinatário, ele quer exclusividade. O consumidor quer se sentir parte importante do dia a dia do seu negócio, alguém a ser sempre conquistado. Para poder fazer este tipo de abordagem as empresas passaram a usar a automação de marketing.

O cliente se sente parte do todo

A ideia com a automação de marketing é criar customizar e facilitar estas ações de relacionamento com o cliente. Para que isso acontece é necessário ter a disposição ferramentas de softwares capazes de personalizar cada e-mail e cada material. Desta forma, o cliente se sente satisfeito com a atenção e a equipe de venda se volta a suas funções mais essenciais como aprimorar ainda mais o relacionamento, produzindo mais e melhor.

Através desta ferramenta as empresas podem disparar e-mails personalizados de acordo com dados contatos e a promoção que se quer fazer, também é possível programar as postagens nas mídias sociais, avaliar os resultados das campanhas, dentre outras funcionalidades. Portanto, esta é uma maneira eficiente de envolver o cliente com a sua empresa, mesmo sem ter que voltar toda a sua empresa para cumprir estas atividades. As equipes permanecem concentradas em produzir ações de marketing mais relevantes.

A automação de marketing deve ser feita com responsabilidade

A empresa que deseja trabalhar a partir da automação de marketing deve ser muito criteriosa para contratar um software capaz de personalizar o seu contato com os clientes. Isso porque o processo de vendas e prospecção de sua empresa serão duas áreas fortemente impactadas. Estas ferramentas podem ser customizadas para se adaptarem ao seu tipo de empresa e característica dos clientes.

Antes da automação de marketing de fato começar a funcionar, a empresa deverá conhecer muito bem os tipos de clientes que tem. Cada consumidor tem uma maneira de se comportar e expectativas sobre os produtos e serviços, logo o software tem que compreender os insights que o fará comprar. No entanto, não é só criar as bases e deixar que tudo aconteça sozinho, é preciso acompanhar se os clientes estão satisfeitos. Todavia, até que isso aconteça pode ser preciso ter paciência para esperar os resultados.

Vantagens da automação de marketing para a sua empresa.

De forma prática, a automação de marketing pode ser utilizada nos e-mails de marketing, como forma de nutrição de leads. Por ser o uso mais comum, ele tem softwares específicos para atuar, além de que poder programar os horários e ter títulos diferentes para cada cliente. Ainda como vantagem esta a possibilidade de criar CTA’s mais assertivos e saber exatamente o que o seu público gosta.

Outra vantagem diz respeito ao controle de mídias sociais, uma vez que elas são uma das formas mais diretas de se comunicar com o público. Entretanto, é muito trabalhoso cuidar de todas as contas, por isso através da automação se pode criar enquetes, promoções e aumentar o alcance de sua empresa. As postagens são programadas de acordo com o horário que dê mais visibilidade, criando ainda mais proximidade com os clientes.

Não perca mais clientes porque não conseguiu dar a atenção necessária a eles, conheça os nossos serviços para que possamos te ajudar. Baixe os nossos e-books e aprenda mais sobre o marketing. Ah, e não deixe de se cadastrar para uma participar de uma análise prévia de presença on-line. Entre em contato!

Dicas práticas para criação de newsletters para pequenas empresas

Dicas práticas para criação de newsletters para pequenas empresas

Veja dicas de como criar uma estratégia inicial de newsletter

As mensagens do tipo “newsletter” são uma ótima maneira para você se conectar com seus clientes, atrair mais tráfego, educá-los, informar, ensinar sobre seus produtos e, também, gerar mais negócios.
Isso parece ser uma tarefa bastante simples. Muita gente poderia dizer: “Bom, é só pegar meu outlook, colar um conteúdo ali, encher de coisas bonitinhas e, boa..”. Pode parecer muito fácil, mas não use este tipo de exemplo pois pode ser um tiro na culatra.
Para que tudo corra muito bem, você ou sua empresa precisa fazer um planejamento inicial. (mais…)

5 passos essenciais para criar email marketing

Fazer email marketing é uma excelente maneira de vender para clientes potenciais e também para sua carteira atual sem gastar muito dinheiro. Apesar disso, embora não pareça, existe uma grande responsabilidade em começar enviar os seus emails. As pessoas não saem distribuindo seu email para qualquer um  por um motivo muito simples: elas estão cansadas de receber aquela tonelada de emails sem propósito em sua caixa de entrada.
Por outro lado, se você envia campanhas de email marketing de maneira respeitosa e para pessoas que realmente autorizaram este recebimento, você está fazendo isso de maneira correta. Se alguém se inscreveu em sua lista ou autorizou o recebimento de informações é porque esta pessoa se identificou com seus conteúdos, seus serviços ou produtos e deseja receber as novidades de sua empresa. (mais…)

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