As controvérsias acompanham a origem do spam desde seu “nascimento”, cuja data “oficial” pode ser considerada como 5 de março 1994. Neste dia, dois advogados, Canter e Siegel, enviaram uma mensagem sobre uma loteria de Green Cards americanos para um grupo de discussão da USENET. O ato de enviar uma mensagem de propaganda para um fórum sem foco no assunto causou espanto e revolta em muitos assinantes do grupo.
No entanto, o pior aconteceria no dia 12 de abril de 1994, quando os advogados enviaram a mesma mensagem para diversos grupos de discussão da USENET. Foi utilizado um programa capaz de automatizar o envio em massa da mensagem de propaganda. As reações foram imediatas e negativas, gerando apelos sobre a violação da Netiqueta – um conjunto de regras de boas maneiras para os usuários da rede. O grande número de mensagens trocadas sobre o assunto comprometeu o desempenho da rede, causando um dos conhecidos efeitos colaterais do spam.
As mensagens históricas podem ser encontradas no WebArchive.org: http://web.archive.org/web/20011214024742/math-www.uni-paderborn.de/~axel/BL/CS941211.txt
Durante as inflamadas discussões sobre o ocorrido, surgiu a referência ao termo spam, relembrando uma cena do programa de TV do grupo inglês Monty Python, onde vikings inconvenientes estavam em uma lanchonete, repetindo diversas vezes a palavra “spam”, referindo-se a um conhecido enlatado americano composto de presunto condimentado.
Assista o Vídeo do Grupo Monty Python
O que é SPAM?
Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).
Spam zombies?
Spam zombies são computadores de usuários finais que foram comprometidos por códigos maliciosos em geral, como worms, bots, vírus e cavalos de tróia. Estes códigos maliciosos, uma vez instalados, permitem que spammers utilizem a máquina para o envio de spam, sem o conhecimento do usuário. Enquanto utilizam máquinas comprometidas para executar suas atividades, dificultam a identificação da origem do spam e dos autores também. Os spam zombies são muito explorados pelosspammers, por proporcionar o anonimato que tanto os protege.
Mais informações sobre SPAM, na página Antispam do Registro.br.
ClaraSol.
Olá amigo Juliano.
Uma ótima tarde.
Passando para aprender sobre a origem do Spam na Internet. Agora até este tipo de mensagens se alastrou que mesmo que uma mensagem não seja Spam, mas se mandar mais de três vezes automaticamente já é filtrado para o Spam.
Interessante este artigo e agradeço por ter compartilhado.
Abraços sempre.
ClaraSol.
Obrigado por deixar seu comentário ClaraSol. Estou postando semanalmente novos artigos. Em breve colocarei mais dicas, tutoriais de ferramentas, estratégias e boas práticas e muito mais. Assine nossa newsletter para receber as noticias em seu email ok. Até mais.