Quais as vantagens de um chatbot para o meu negócio e-commerce?

Quais as vantagens de um chatbot para o meu negócio e-commerce?

A expansão do e-commerce transformou a Internet em um centro de compras 24 horas. Por isso, surgiram novas necessidades entre consumidores e empresários. Os dois lados da equação cada vez mais necessitam de ferramentas comunicacionais eficientes para, de um lado, comprar com conforto e segurança e, de outro, estar sempre disponível para o cliente.

É neste contexto que surge o chatbot. Esta poderosa ferramenta automatiza as conversas, aumentando a eficiência comunicacional. Quer saber quais são as vantagens que ele oferece pro seu e-commerce? Continue a leitura deste post!

Aumente seu potencial de geração de leads qualificados

Com um chatbot bem configurado, você pode aumentar exponencialmente a sua aquisição de leads qualificados. Para isso, basta disponibilizar um chatbot que tenha uma linguagem amigável e forneça respostas úteis. Em troca, seus consumidores lhe fornecerão seus dados de contato, que você pode usar para conduzi-los pelo seu funil de vendas.

Preste assistência às compras e aumente as conversões

A configuração do chatbot pode permitir que ele realize diversas atividades. Por exemplo, um cliente pergunta sobre um produto, seu chatbot informa sobre disponibilidade, lançamentos, promoções e outros dados importantes. Ao final, oferece-se para adicionar o item ao carrinho.

Desta forma, ele contribui para o seu negócio por prestar auxílio ao cliente, além de promover a conversão de uma venda como um vendedor treinado.

Aumente a venda de itens que estão parados no seu estoque

Como você viu no item anterior, o chatbot pode ser uma importante ferramenta para a conversão de vendas. Por isso, utilize-o para promover itens que não vendem muito, ou para aumentar o volume de produto no carrinho de um cliente.

Por exemplo, se o seu e-commerce tem uma grande saída de tênis, o chatbot pode oferecer meias ou desodorantes para os clientes que colocarem um par no carrinho.

Reduza o índice de abandono de carrinho

Carrinhos abandonados são comuns quando o cliente não encontra uma oferta ou produto específico no seu e-commerce. O chatbot pode auxiliar a reduzir esta taxa ao averiguar o motivo da desistência e ajudar o cliente a se inscrever para saber sobre novas promoções, ou disponibilidade de produto.

Assim, além de melhorar as suas vendas imediatas, o consumidor sente-se mais valorizado. Adicionalmente, desta forma, você dá mais um passo rumo à fidelização.

Atenda o cliente de forma imediata

O chatbot permite atender instantaneamente às necessidades do seu consumidor. Não é à toa que grandes marcas já lançam mão deles não só em seus sites, mas também nas redes sociais.

O chatbot pode tirar dúvidas sobre o funcionamento de produtos, sobre a prestação de serviços, horários de atendimento, etc. Contudo, para utilizá-lo como uma boa ferramenta de SAC, é preciso reunir dados sobre as dúvidas mais recorrentes dos seus consumidores. Assim, com o tempo, você poderá melhorar cada vez mais a ferramenta, tornando-a mais útil e eficiente para o seu negócio e para o consumidor.

Como você viu, os chatbots oferecem muitas vantagens ao seu e-commerce. Quer saber mais sobre como melhorar suas vendas online? Conheça os meus serviços!

SEO para E-commerce: 5 Dicas para Melhorar o seu Posicionamento no Google

SEO para E-commerce: 5 Dicas para Melhorar o seu Posicionamento no Google

Obter um bom posicionamento no Google é essencial para qualquer empresa. No entanto, no caso dos empreendimentos na área do e-commerce, isto é especialmente importante. Tendo em vista que as vendas são realizadas diretamente no site, fazer SEO para e-commerce é crucial.

Apesar de existirem outras formas de atrair visitantes para o seu site, o rankeamento orgânico no Google é fundamental. Isto porque ele atrai tráfego sem custos adicionais, ou seja, potencialmente oferece o melhor ROI (Return Over Investment, ou Retorno Sobre Investimento).

Além disso, com um bom posicionamento no buscador, é possível atingir um público que busca ativamente pelos seus produtos. Ou seja, é possível captar uma audiência para a qual você tem mais chances de converter.

Mas, como é possível alcançar esta meta de posicionar-se bem entre a concorrência do maior buscador do mundo? Por meio do emprego de técnicas de SEO! Por isso, continue lendo para descobrir 5 técnicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu e-commerce no Google.

(mais…)
5 maneiras de gerar vendas no e-commerce usando o Facebook

5 maneiras de gerar vendas no e-commerce usando o Facebook

Como usuários do Facebook, todos nós já estamos acostumados a ver algumas propagandas no feed. Se você prestou atenção, deve ter percebido que os anúncios no Facebook não são apenas de grandes empresas, mas também de negócios pequenos e médios. Se prestou mais atenção ainda, talvez tenha percebido que o tipo de publicidade que aparece para você é diferente do que aparece para seus amigos.

Isso porque o Facebook cria um alcance personalizado para seus anúncios, o que aumenta as chances de interesse do público. Isso acontece com a ajuda da própria marca que está sendo veiculada, através de ferramentas integradas que ajudam a mapear os dados do público-alvo.

Esse é um dos motivos pelos quais os anúncios no Facebook realmente funcionam. O site Adweek já comprovou a eficácia dessa técnica de marketing com um estudo; chegaram a conclusão de que o retorno comum do investimento em Facebook Ads é de 152% no ecommerce. Nada mal, hein?

Então, você que tem uma loja virtual e está procurando meios de aumentar o número de vendas, já deveria estar considerando anunciar no Facebook. Entretanto, talvez você já tenha tentado e não deu muito certo. Afinal, o que aconteceu então, se para tantas outras empresas essa estratégia funciona tão bem?

Não esqueça de que o site é apenas um meio para chegar ao seu objetivo. Para que os anúncios funcionem, é preciso um esforço conjunto na criação do conteúdo com o Facebook, para que ele não só alcance muitas pessoas, mas que seja interessante o suficiente para que as pessoas realmente cliquem. Veja algumas dicas de como deixar seus anúncios atraentes e, consequentemente, gerar vendas em sua loja:

Defina o seu público-alvo

É claro que você quer o maior número de pessoas adquirindo seus produtos, mas nada é vendido da mesma forma para todo mundo. Se você trabalha com produtos de maquiagem, por exemplo, seu maior público será composto de mulheres. Se seus produtos são infantis, você precisa alcançar os pais das crianças, que se encaixarão em uma faixa etária mais elevada.

Analise seu e-commerce e veja bem quem se atrai por ele. Com essas informações em mãos, você não só vai informar o Facebook desses dados, como também avisará sua equipe de criação. As propagandas devem ser elaboradas com base nesse público-alvo, relacionarem-se com ele e não soarem genéricas. Só não esqueça, claro, de alinhar também o conteúdo com o valor e a visão da empresa.

 

 

Evite cliques de curiosidade

Por mais tentador que possa parecer, por gerar mais cliques, não adianta muito na prática que os anúncios não estejam com todas as informações. O preço, as condições de pagamento ou de envio são exemplos de esclarecimentos que podem ser expostos desde o começo. Isso evitará uma grande quantidade de cliques que não se transformarão em vendas, e aproximará o anúncio de quem está realmente disposto a conhecer o produto com todas as suas condições.

 

 

Incentive o acesso

Ainda que você queira evitar os curiosos, é claro que alguma coisa precisa chamar a atenção – mais do que o preço ou qualquer outra informação. Algumas palavras específicas costumam funcionar bem, como “barato”, “novo”, “menor [preço]” ou “grátis”. O senso de urgência também é uma boa ideia, como promoções de tempo limitado ou avisos de “últimas peças”.

 

 

Capriche nas imagens

Anúncios com imagens são os melhores, definitivamente. O olho humano se atrai primeiro para a imagem de um post em quase todas as situações, e ela dará o tom da publicidade. Por isso, é muito importante que as fotos usadas não sejam genéricas demais ou não mostrem o produto anunciado claramente.

Para garantir uma boa imagem em anúncios de Facebook, reúna esses pontos: mostre o produto, só use arquivos com boa qualidade, deixe a imagem limpa, e mostre os elementos da foto na ordem em que devem ser vistos pelo leitor.

 

 

Use o AIDA

AIDA é a nomenclatura de um modelo de texto que serve para aumentar o engajamento do público. Ele significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, e narra basicamente o processo pelo qual o cliente deve passar ao ver o anúncio. Facebook Ads vêm com limite de caracteres, então o modelo é ótimo para checar se os leitores realmente conhecerão todos esses passos.

 

 

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