Quais as vantagens de um chatbot para o meu negócio e-commerce?

A expansão do e-commerce transformou a Internet em um centro de compras 24 horas. Por isso, surgiram novas necessidades entre consumidores e empresários. Os dois lados da equação cada vez mais necessitam de ferramentas comunicacionais eficientes para, de um lado, comprar com conforto e segurança e, de outro, estar sempre disponível para o cliente.

É neste contexto que surge o chatbot. Esta poderosa ferramenta automatiza as conversas, aumentando a eficiência comunicacional. Quer saber quais são as vantagens que ele oferece pro seu e-commerce? Continue a leitura deste post!

Aumente seu potencial de geração de leads qualificados

Com um chatbot bem configurado, você pode aumentar exponencialmente a sua aquisição de leads qualificados. Para isso, basta disponibilizar um chatbot que tenha uma linguagem amigável e forneça respostas úteis. Em troca, seus consumidores lhe fornecerão seus dados de contato, que você pode usar para conduzi-los pelo seu funil de vendas.

Preste assistência às compras e aumente as conversões

A configuração do chatbot pode permitir que ele realize diversas atividades. Por exemplo, um cliente pergunta sobre um produto, seu chatbot informa sobre disponibilidade, lançamentos, promoções e outros dados importantes. Ao final, oferece-se para adicionar o item ao carrinho.

Desta forma, ele contribui para o seu negócio por prestar auxílio ao cliente, além de promover a conversão de uma venda como um vendedor treinado.

Aumente a venda de itens que estão parados no seu estoque

Como você viu no item anterior, o chatbot pode ser uma importante ferramenta para a conversão de vendas. Por isso, utilize-o para promover itens que não vendem muito, ou para aumentar o volume de produto no carrinho de um cliente.

Por exemplo, se o seu e-commerce tem uma grande saída de tênis, o chatbot pode oferecer meias ou desodorantes para os clientes que colocarem um par no carrinho.

Reduza o índice de abandono de carrinho

Carrinhos abandonados são comuns quando o cliente não encontra uma oferta ou produto específico no seu e-commerce. O chatbot pode auxiliar a reduzir esta taxa ao averiguar o motivo da desistência e ajudar o cliente a se inscrever para saber sobre novas promoções, ou disponibilidade de produto.

Assim, além de melhorar as suas vendas imediatas, o consumidor sente-se mais valorizado. Adicionalmente, desta forma, você dá mais um passo rumo à fidelização.

Atenda o cliente de forma imediata

O chatbot permite atender instantaneamente às necessidades do seu consumidor. Não é à toa que grandes marcas já lançam mão deles não só em seus sites, mas também nas redes sociais.

O chatbot pode tirar dúvidas sobre o funcionamento de produtos, sobre a prestação de serviços, horários de atendimento, etc. Contudo, para utilizá-lo como uma boa ferramenta de SAC, é preciso reunir dados sobre as dúvidas mais recorrentes dos seus consumidores. Assim, com o tempo, você poderá melhorar cada vez mais a ferramenta, tornando-a mais útil e eficiente para o seu negócio e para o consumidor.

Como você viu, os chatbots oferecem muitas vantagens ao seu e-commerce. Quer saber mais sobre como melhorar suas vendas online? Conheça os meus serviços!

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