Carregando…

Qual é a diferença entre Landing Pages e Squeeze Pages?

Em um mercado emergente e de grande exposição no momento como o marketing digital é comum acontecer algumas confusões em relação a termos utilizados por “ditos” profissionais de marketing digital que tem surgido por aí como aventureiros do empreendedorismo digital.

É natural que isso esteja acontecendo no momento que vivemos onde diversos novos Infoprodutos e Cursos online tem surgido como a solução para todos os problemas da humanidade e onde se vê uma boa alternativa para um “ganho” financeiro expressivo.

Um dos termos mais usados neste cenário de marketing digital é a combinação das palavras “landing pages” ou “squeeze pages“. Existe uma confusão muito grande na maneira como os profissionais da área tem usado este recurso. A função das duas páginas criadas em campanhas de marketing digital é a mesma, o de enviar o consumidor online clicando em um anúncio lançado em um determinado canal como o Google Adwords ou o Facebook Ads.

A dinâmica é simples. Você faz um anúncio no Google por exemplo e deve levar o seu “prospect” ou cliente para uma página que falará daquele produto ou serviço que está anunciando. Normalmente esta landing page ou squeeze page oferece informações detalhadas daquilo que está oferecendo e tem uma Call to Action (Um botão de chamada a ação) muito objetiva para converter o seu cliente em um contato no site, cadastro para sua base de emails, venda de um produto ou qualquer outro lead que deseja adquirir.

 

Definição de uma Landing Page

A Landing page ou, em português, página de destino é para onde o seu anúncio ou link será enviado quando uma campanha é ativada. Normalmente as landing pages são compostas de mais de um botão de chamada a ação (call to action) dando mais de um caminho ou opção ao usuário para fazer. A Landing page pode ter um menu de navegação com vários links que apontarão para outro lugar ou área do site, um formulário para contato, formulário para cadastro ou outros botões de ações, vídeos para visualização, etc. Em resumo, a landing page, apesar de ter um objetivo principal como o cadastro de um cliente ou venda de um produto, ela pode oferecer objetivos secundários como a exposição da marca, o oferecimento de outros produtos ou serviços e até mesmo a navegação para outro link externo.

 

Exemplo de uma Landing Page

 Landing Page Exemplo

Definição de uma Squeeze Page

Ao contrário do que muita gente pensa, a Squeeze Page deve ter apenas um objetivo principal. Muitos profissionais de empreendedorismo digital tem usado principalmente para captura de emails, oferecendo algum produto como Isca Digital (um ebook, um vídeo gratuito, um mini curso, etc) onde você coloca seu email e posteriormente ele começa um relacionamento com você para oferecer seus serviços.

O objetivo da Squeeze Page deve ser claro e direto e deve levar o cliente à conversão para aquele lead determinado em seu plano de ação. Portanto, devemos construir nossa Squeeze Page da maneira mais simples possível conduzindo o seu usuário/visitante para a ação que deve ser feita.  Normalmente ela possui apenas um vídeo ou informações do produto/serviço e depois o formulário para cadastro ou contato.

A página do tipo Squeeze Page aumenta drasticamente as suas possibilidades de se relacionar com um visitante de seu site que poderá se tornar em um “prospect” cadastrando-se em sua lista e muito possivelmente um cliente no futuro. Tudo vai depender da sua estratégia de marketing e da maneira como você irá nutrir esses leads com informações.

 

Exemplo de uma Squeeze Page

Exemplo de uma Squeeze Page

 

Concluindo

Acima de tudo, o objetivo de uma campanha digital é converter um visitante de seu site em um lead para depois torná-lo num cliente e essa estratégia deve ser organizada de maneira muito delicada de maneira a conduzi-lo pelos passos que você deseja. Há alguns meses criei um artigo relacionado a landing pages, “5 passos para Landing Pages altamente eficazes” e lá eu relacionei alguns pontos importantes que você deve levar em consideração para criar sua Página de Destino ou Squeeze Page.  Eu considero o último item o mais importante e acho bacana você dar continuidade neste assunto se deseja ter bons resultados e o retorno sobre o seu investimento no seu negócio.

Não deixe de deixar seu comentário abaixo. Suas informações e perguntas são de extrema importância para que eu possa criar conteúdos pertinentes e que possam te ajudar de alguma forma.

Obrigado por ler o conteúdo até aqui. Grande abraço.

Cadastre-se para novas atualizações

Cadastre seu email e receba nossos novos artigos relacionados ao Marketing Digital.

Não se preocupe. Também não gostamos de SPAM.

Obrigado! Seu email foi cadastrado com sucesso.

Deixe uma resposta

Cadastre-se para novas atualizações

Cadastre seu email e receba nossos novos artigos relacionados ao Marketing Digital.

Não se preocupe. Também não gostamos de SPAM.

Obrigado! Seu email foi cadastrado com sucesso.