Independentemente se sua empresa é composta de uma pessoa ou mil funcionários, encontrar tempo adicional, dinheiro e pessoas disponíveis para a realização de novos projetos e iniciativas é muito difícil. Mas, se você soubesse que incluir um trabalho de propagação nas mídias sociais pode render novos clientes e aumentar as vendas de seu negócio você arrumaria um tempinho certo?
Então separei 5 dicas importantes para você iniciar sua estratégia de Engajamento Social:
1 – As mídias sociais são um componente, não um substituto às estratégias de marketing
Primeiro, a mídia social deve ser encarada como um componente, não um substituto, ao seu plano de negócios e marketing. Sempre que você, seu diretor de marketing ou uma pessoa responsável por esta área se reunir para considerar os planos de marketing para o próximo trimestre, semestre ou ano, você deve estar se perguntando: “O que devemos fazer para incorporar a nossa estratégia de mídia social para esta ação de vendas, evento ou promoção?”.
Se você está deixando a mídia social fora dessas discussões, está criando mais trabalho para você ou sua equipe no futuro. Ainda pior, o seu engajamento social parece ser uma reflexão tardia para quem segue você. Essa abordagem casual irá fazer você perder seguidores e fãs.
2 – Programe-se!
Em segundo lugar, depois de ter incorporado as mídias sociais em seu plano de marketing, criar uma agenda para acompanhar como e pra onde você seguindo para envolver seus seguidores e fãs: Quantas vezes por dia você vai postar ou twittar? O que você vai dizer? Quantas vezes você vai repetir as informações importantes? Será que esta promoção exige um post de blog para ser escrito? Quando você vai postar isso?
Crie um calendário de postagens e tweets para determinadas promoções ou ações de marketing de sua empresa. Se você planejar com antecedência, você economizará tempo que seria gasto na tentativa de acertar o alvo na mosca. Além disso, ser coerente irá manter seus seguidores e fãs engajados.
Lembre-se, o engajamento de mídias sociais deve encorajar uma conversa com seguidores e fãs e não apenas criar anúncios e campanhas de vendas. Este diálogo deve ser uma parte da programação de sua estratégia de redes sociais, com a idéia de que você precisa ser o propagador de informações e conhecimentos, bem como estimular um feedback de seus clientes sobre como seus produtos ou serviços podem melhorar.
3 – Priorize a resposta às reclamações
Em terceiro lugar, mantenha no topo das perguntas, comentários e reclamações que chegam através de seus sites de mídia social. Isso pode ser relativamente fácil, sem ter que sentar na frente do seu computador, monitorando cada local 24 horas por dia. O Facebook e os blogs podem ser configurados para notificá-lo via e-mail quando alguém postar em seu mural ou fazer um comentário a um post que você fez. Você pode também receber uma mensagem de texto quando, alguém faz um @mention em seu Twitter. Utilize as ferramentas de comunicação que são fornecidos por sites de mídia social para poupar tempo.
4 – Separe 5 minutos ao dia para responder perguntas
Em quarto lugar, não se sinta obrigado a participar em cada conversa, responder a cada pergunta ou responder a cada comentário. Muitas vezes, a mesma questão pode ser solicitada por várias pessoas diferentes, você só precisa responder uma vez. Separe 5 minutos por dia para fazer estas respostas. Você pode deixar agendado isso para que não atrapalhe as suas outras atividades. Além disso, em questões que são frequentemente postadas por seus seguidores, você pode criar uma conta no Formspring ou mesmo no Yahoo Respostas para que todos possam lê-las nestes canais.
5 – Seja Objetivo
Em quinto lugar, sempre responda às reclamações o mais rápido possível. Não deixe que elas fiquem por lá levando as conversas em curso e estimulando ainda mais queixas. Quando uma denúncia chegar, agir sobre ela tal como faria com um cliente que está em sua frente.
Ao considerar os meios de comunicação social como uma parte do funcionamento normal de sua empresa e a programação destas atividades, fará como que você tenha tempo para se envolver com seus seguidores e fãs. Enquanto isso sua popularidade nestas redes aumentará gradativamente e consequentemente isto poderá se converter em vendas e engajamento.
Em breve estarei postando aqui sobre Ferramentas de Agendamento de Tweets e Administração de Múltiplas Contas nas Redes Sociais.
Sucesso!
Legal Juliano, parabéns!
obrigado André.. Grande abraço!