Como saber se o Inbound Marketing funciona para o meu tipo de negócio?

Como saber se o Inbound Marketing funciona para o meu tipo de negócio?

O marketing digital é uma forma de atrair clientes em contexto online, tal como as redes sociais, sites e blogs. Isso é de conhecimento de grande parte das empresas hoje. Já o Inbound Marketing nem tanto, por conta de ser um pouco mais recente. Você sabe sobre a possibilidade de aplicar para o seu negócio?

O inbound marketing, criado pela HubSpot há alguns anos, é um conjunto de estratégias que visam também atrair clientes, porém, criar antes disso um vínculo mais profundo com esses consumidores em potencial.

Saiba nesta leitura se a sua empresa se encaixa nesse tipo de estratégia ou não!

Como funciona o Inbound Marketing?

Em um primeiro contato, é preciso conhecer a persona para a qual a sua empresa deve direcionar o conteúdo. A persona é o resultado de um perfil comum aos indivíduos que procuram pelos seus produtos ou serviços. Aspectos como idade, sexo, interesses pessoais, entre outros, são muito importantes para ter algo como base para as etapas seguintes.

A partir da formação da persona há a elaboração de todo o material, rico em conteúdo, para informar e por consequência, atrair essas pessoas. É por meio desse material, educativo e relevante, que criamos vínculos maiores com a sua clientela.

O conteúdo e, por consequência, o vínculo gerado se transforma em leads, clientes fidelizados a sua marca e aumento das suas vendas. O relacionamento com o consumidor ganha um nível mais elevado e os resultados são ligações mais consistentes com a clientela.

As estratégias implementadas vêm do próprio marketing digital, como técnicas de SEO e o Google Analytics, a grande diferença é que serão usadas aquelas que se encaixam de forma específica nos objetivos do inbound. A produção de conteúdo é a principal ferramenta para conseguir essa aproximação com o público-alvo.

Funciona para o meu tipo de negócio?

As estratégias do inbound funcionam para todos os tipos de negócio, seja ele de grande ou pequeno porte. Então sim, funciona para a sua empresa. Na verdade, com a necessidade de aproximação maior com os consumidores que podemos ver hoje, chega a ser indispensável adotar essas ações para o seu crescimento.

As vantagens do inbound marketing

Quando bem implementadas, as estratégias do inbound marketing trazem ótimos resultados. Dentre as suas vantagens estão:

• Grande custo-benefício
• Maior captação de clientes
• Entrega de conteúdos significativos para o público
• Fortalecimento da sua marca
• Facilita os processos de venda

Agora, você já compreende o que é e também a importância de usar o Inbound Marketing na sua empresa. Esse tipo de estratégia funciona sim para o seu negócio e por conta de suas vantagens, não deve ser dispensada. O mais indicado é confiar em profissionais para toda a análise e produção do conteúdo.

Procure uma empresa especialista para fazer a devida análise e formação de todo o conteúdo para colocar essas ações em prática. Assim, a sua organização pode desfrutar das vantagens que mencionamos e aumentar as suas vendas.

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Marketing e vendas: por que as duas áreas devem andar juntas?

Marketing e vendas: por que as duas áreas devem andar juntas?

A falta de alinhamento entre vendas e marketing é um problema tão antigo quanto o capitalismo. Embora ambas as equipes compartilhem a mesma meta de negócios, muitas vezes elas não se dão bem, podendo chegar ao ponto de rivalizarem por espaço e destaque dentro da organização.

Os profissionais de marketing culpam os vendedores por não aproveitarem todos os leads gerados pelo conteúdo que criam. A equipe de vendas, por outro lado, acha que o marketing não está produzindo leads suficientes (e prontos) para a venda, ou que o conteúdo não está sendo relevantes para seus clientes.

Esse tipo de rivalidade é, em muitos casos, causado pela própria gestão da empresa como uma forma de “incentivar melhores resultados”. Mas, não se engane: organizações que fazem isso, estão dando um tiro no pé. A verdade é que marketing e vendas precisam trabalhar juntos, e o artigo a seguir vai mostrar os motivos para isso.

Trabalhar na criação de conteúdo relevante juntos

O conteúdo que os profissionais de marketing criam, ajuda os vendedores a avançar com mais rapidez para alcançar um potencial comprador no canal de vendas. As equipes de marketing criam conteúdo com base em análises de mercado e tendências do setor, estratégias de promoção e segmentação de grupos-alvo. Esse tipo de conteúdo é então usado em propostas de vendas.

É por isso que as vendas podem realmente ajudar, compartilhando ideias valiosas da “vida real” com a equipe de marketing sobre qual conteúdo funciona melhor e em que estágio. A equipe de vendas sabe, melhor do que ninguém, quais são as perguntas que os clientes em potencial fazem em cada etapa de uma venda.

Isso facilita muito a criação de conteúdo relevante e elimina o “jogo de adivinhação” do conteúdo que um grupo-alvo deseja consumir. Em outras palavras: “Se um cliente quiser saber sobre A, não forneça informações sobre B”.

E é por isso que as duas equipes precisam se comunicar mais!

Analisar a jornada do cliente e desenvolver o ciclo de compra

Entender a mente dos clientes e caminhar com eles é a melhor estratégia para criar um relacionamento e vender o seu produto ou serviço. É aqui que você pode realizar uma análise abrangente da jornada do cliente e definir o ciclo de compra.

Qual é o objetivo de criar toneladas de conteúdo, distribuí-lo em canais de comunicação aleatórios e depois rezar para que essa estratégia maluca funcione?

A união dos departamentos de marketing e vendas é capaz de observar atentamente os estágios pelos quais os clientes passam, os canais que eles usam ou as perguntas que apresentam, sendo capazes de criar um modelo único e completo de experiência do cliente.

Desenvolver personas juntos

Definir as personas do comprador é muito importante. Ser capaz de descrever quem são seus clientes ideais, o que eles fazem, que escolhas preferem, que desafios enfrentam e como tomam decisões, proporcionam às equipes de marketing e vendas uma vantagem competitiva.

Simplificando, se você sabe com quem está lidando, sabe o que fazer!

No entanto, a parte complicada aqui é concordar em quem é seu cliente ideal. A equipe de vendas e marketing pode ver o mesmo alvo de maneiras diferentes. Alinhamento é mais uma vez a chave aqui! A combinação de conhecimento prático e teórico os ajudará a definir necessidades mais realistas de clientes em potencial. Isso resultará na oferta dos produtos certos no momento certo e para as pessoas certas.

Quer descobrir novas formas de criar conteúdo envolvente e vender para as pessoas certas? Gostaria de descobrir como unir ainda mais seus departamentos de marketing e vendas? Então deixe seu comentário abaixo para ajudarmos sua empresa neste processo.

Você sabe qual a relação entre SEO e Marketing de conteúdo?

Você sabe qual a relação entre SEO e Marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo e o SEO foram conceitos que mudaram o mundo do marketing. Na verdade, os dois conceitos estão conectados: a estratégia de SEO é feita levando em conta o marketing de conteúdo.

Entenda os conceitos

SEO é a sigla para o termo em inglês “Search Engine Optimization“. Em português, o termo pode ser traduzido como “Otimização Para Motores de Busca”. Em outras palavras, trata-se do conjunto de técnicas utilizadas para aumentar a relevância dos sites em motores de busca, como o Google. Ou seja, utilizando essas técnicas, o site aparece em melhor posição nos motores de busca – e a meta é deixar o site nas primeiras páginas. Mas o algoritmo do Google está em constante mudança, por isso o trabalho do SEO é algo contínuo e que sempre deve ser aprimorado.

Já o marketing de conteúdo é o nome dado à técnica que auxilia a criação de conteúdo com relevância e a atrair potenciais clientes. Com um marketing de conteúdo de qualidade, é possível engajar o seu público-alvo e gerar valor para a empresa, fazendo com que o processo de venda transforme-se em algo natural.

Qual a relação entre eles?

O SEO ajuda a aumentar o tráfego de visitantes para o site e o marketing de conteúdo tem foco no conteúdo relevante para atrair potenciais clientes.

Os dois conceitos precisam andar de mãos dadas e ser colocados em prática ao mesmo tempo. De nada adianta investir no marketing de conteúdo e, por isso, ter conteúdos poderosos no site se eles não aparecem bem ranqueados nos motores de busca e não atingem o público-alvo. Todos os dias são criados novos sites e há dezenas de sites abordando o mesmo assunto, por isso se destacar em meio aos demais é fundamental.

Com o marketing de conteúdo, o site terá boas informações para os usuários, mas apenas com o SEO o Google e outros motores de busca conseguirão visualizar que o site aderiu às principais práticas que otimizam a experiência de seus usuários.

O profissional de SEO é voltado para a parte mais técnica. Com base em estudos atualizados, poderá implementar correções e alterações no site. Mas, para que o seu trabalho seja eficaz, é necessário que o conteúdo alterado e otimizado tenha qualidade e relevância. O primeiro profissional cuida de detalhes como títulos relevantes, tamanho do texto, palavras-chaves adequadas e imagens. Já o profissional de marketing de conteúdo foca nos aspectos do texto.

Inbound Marketing

O marketing de conteúdo não auxilia apenas o SEO, como também o Inbound Marketing. Com o conteúdo de qualidade, é mais provável que os visitantes do site e potenciais clientes sejam convertidos em leads. Em conjunto, as duas práticas tornam-se essenciais para converter os visitantes em figuras ativas, que compram, assinam a uma newsletter, baixam conteúdo, interagem com o site e mais.

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Como o marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa na captação de clientes?

Como o marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa na captação de clientes?

O inbound marketing se tornou a “menina dos olhos” das empresas que querem prosperar no meio digital. Entretanto, diante de uma concorrência cada vez mais plural, consolidar uma estratégia para atrair clientes pode ser desafiador.

O consumidor em geral está enfadado do marketing tradicional, que possui uma característica mais invasiva, com propagandas em momentos inoportunos. As pessoas querem ser guiadas por si próprias e anseiam por conteúdos relevantes para solucionar suas dores. É aí que o marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa na captação de clientes. Quer entender como isto funciona na prática? Confira na sequência do artigo.

O que é marketing de conteúdo?

PRODUÇÃO DE CONTEUDO PRA WEB

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair e engajar o seu público. Ele se baseia especialmente na produção de um conteúdo educativo, de qualidade, que gere valor para a empresa e principalmente para o cliente que está lidando com tal conteúdo.

O marketing de conteúdo assume várias formas, podendo ser feito através de posts em blogs, podcasts, vídeos no YouTube, e-books, newsletters, kits, webinários, entre outras possibilidades.

Sendo assim, o marketing de conteúdo é um dos pilares do inbound marketing. Porém, até aqui, pode não ficar claro como essa estratégia pode ajudar sua empresa a fidelizar clientes, já que ela não lida diretamente com a venda de produtos. É o que vamos explicar a seguir.

Atração de clientes

Processo de Inbound Marketing

Processo de Inbound Marketing

Como se pode perceber, o marketing de conteúdo é um marketing de relacionamento. Atrair para fidelizar. Mas, para atrair, é preciso conhecer o seu público. Para isso, você deve conhecer a sua persona, que é como se convencionou chamar a representação semifictícia do seu cliente ideal – uma versão mais aprofundada do público-alvo, por assim dizer.

Saber para quem produzir conteúdo já é meio caminho andado. Mas também é preciso fazer o seu conteúdo ser visto, especialmente se você está começando agora. Por isso, o marketing de conteúdo deve essencialmente trabalhar com as técnicas de SEO, que melhoram o ranqueamento dos seus conteúdos nos sites de busca.

Feito isso, o desafio é construir e alimentar o seu funil de vendas. A partir do momento em que o seu conteúdo é visto pelo seu potencial cliente (lead), é hora de manter um relacionamento direto com ele. Isto significa compreender que cada lead está em um estágio diferente de compra (topo, meio e fundo de funil), ou seja, cada um deles exige um tipo de conteúdo diferente.

 

Fidelização e reconhecimento

CLIENTES FIDELIZADOS

Logo, o marketing de conteúdo será o motor da produção desses materiais ricos, desde o topo até o fundo do funil. Quando você confecciona o conteúdo certo para o público certo, o resultado disso é a conversão de clientes fidelizados. Entendeu por que o marketing de conteúdo é tão importante?

Ademais, outra faceta do marketing de conteúdo que contribui para a atração de clientes é a mudança de percepção da sua marca. Se o público reconhece que você produz conteúdo relevante, você ganha autoridade e credibilidade, o que fará com que este indivíduo se lembre de você quando quiser adquirir um produto no seu segmento.

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11 dicas para ter inspiração em seu calendário editoral

11 dicas para ter inspiração em seu calendário editoral

Organizar um calendário editorial não é fácil. Não somente pensando no tempo que leva para isso, mas também em como podemos organizar e colocar na telinha tantas idéias que nos vêm na cabeça. Isso pode ser uma jornada complicada.

Mas, apesar de todo tempo que demanda para escrever, o blog corporativo pode ser uma grande ferramenta de marketing social para pequenos e grandes negócios.

Pensando nisso, agrupamos algumas idéias que podem te ajudar em seu fluxo criativo e publicá-las no seu blog com a maior rapidez possível.

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Por que o storytelling deve fazer parte de sua estratégia de conteúdo?

Por que o storytelling deve fazer parte de sua estratégia de conteúdo?

Storytelling é uma palavra em inglês, e está relacionada com uma narrativa ou melhor dizendo a capacidade de contar histórias relevantes.

Consiste em um método que utiliza palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história. Esta história pode ser contada de improviso ou pode ser uma história polida e trabalhada.

Com o excesso de informações ao qual as pessoas têm sido submetidas, a tendência natural do interlocutor é fazer um bloqueio contra todo tipo de propaganda sobre produtos ou marcas que aparecem nas mídias, sejam elas no online ou off-line.

Assim, a grande necessidade de se contar histórias, trazendo um maior envolvimento emocional por parte daqueles que interage com a mídia. As pessoas tendem a prestar maior atenção em situações que possam leva-las a uma reflexão ou que tenha muito a ver com o seu cotidiano e realidade de vida. (mais…)

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