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O marketing de conteúdo e o SEO foram conceitos que mudaram o mundo do marketing. Na verdade, os dois conceitos estão conectados: a estratégia de SEO é feita levando em conta o marketing de conteúdo.

Entenda os conceitos

SEO é a sigla para o termo em inglês “Search Engine Optimization“. Em português, o termo pode ser traduzido como “Otimização Para Motores de Busca”. Em outras palavras, trata-se do conjunto de técnicas utilizadas para aumentar a relevância dos sites em motores de busca, como o Google. Ou seja, utilizando essas técnicas, o site aparece em melhor posição nos motores de busca – e a meta é deixar o site nas primeiras páginas. Mas o algoritmo do Google está em constante mudança, por isso o trabalho do SEO é algo contínuo e que sempre deve ser aprimorado.

Já o marketing de conteúdo é o nome dado à técnica que auxilia a criação de conteúdo com relevância e a atrair potenciais clientes. Com um marketing de conteúdo de qualidade, é possível engajar o seu público-alvo e gerar valor para a empresa, fazendo com que o processo de venda transforme-se em algo natural.

Qual a relação entre eles?

O SEO ajuda a aumentar o tráfego de visitantes para o site e o marketing de conteúdo tem foco no conteúdo relevante para atrair potenciais clientes.

Os dois conceitos precisam andar de mãos dadas e ser colocados em prática ao mesmo tempo. De nada adianta investir no marketing de conteúdo e, por isso, ter conteúdos poderosos no site se eles não aparecem bem ranqueados nos motores de busca e não atingem o público-alvo. Todos os dias são criados novos sites e há dezenas de sites abordando o mesmo assunto, por isso se destacar em meio aos demais é fundamental.

Com o marketing de conteúdo, o site terá boas informações para os usuários, mas apenas com o SEO o Google e outros motores de busca conseguirão visualizar que o site aderiu às principais práticas que otimizam a experiência de seus usuários.

O profissional de SEO é voltado para a parte mais técnica. Com base em estudos atualizados, poderá implementar correções e alterações no site. Mas, para que o seu trabalho seja eficaz, é necessário que o conteúdo alterado e otimizado tenha qualidade e relevância. O primeiro profissional cuida de detalhes como títulos relevantes, tamanho do texto, palavras-chaves adequadas e imagens. Já o profissional de marketing de conteúdo foca nos aspectos do texto.

Inbound Marketing

O marketing de conteúdo não auxilia apenas o SEO, como também o Inbound Marketing. Com o conteúdo de qualidade, é mais provável que os visitantes do site e potenciais clientes sejam convertidos em leads. Em conjunto, as duas práticas tornam-se essenciais para converter os visitantes em figuras ativas, que compram, assinam a uma newsletter, baixam conteúdo, interagem com o site e mais.

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