O inbound marketing se tornou a “menina dos olhos” das empresas que querem prosperar no meio digital. Entretanto, diante de uma concorrência cada vez mais plural, consolidar uma estratégia para atrair clientes pode ser desafiador.
O consumidor em geral está enfadado do marketing tradicional, que possui uma característica mais invasiva, com propagandas em momentos inoportunos. As pessoas querem ser guiadas por si próprias e anseiam por conteúdos relevantes para solucionar suas dores. É aí que o marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa na captação de clientes. Quer entender como isto funciona na prática? Confira na sequência do artigo.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair e engajar o seu público. Ele se baseia especialmente na produção de um conteúdo educativo, de qualidade, que gere valor para a empresa e principalmente para o cliente que está lidando com tal conteúdo.
O marketing de conteúdo assume várias formas, podendo ser feito através de posts em blogs, podcasts, vídeos no YouTube, e-books, newsletters, kits, webinários, entre outras possibilidades.
Sendo assim, o marketing de conteúdo é um dos pilares do inbound marketing. Porém, até aqui, pode não ficar claro como essa estratégia pode ajudar sua empresa a fidelizar clientes, já que ela não lida diretamente com a venda de produtos. É o que vamos explicar a seguir.
Atração de clientes
Como se pode perceber, o marketing de conteúdo é um marketing de relacionamento. Atrair para fidelizar. Mas, para atrair, é preciso conhecer o seu público. Para isso, você deve conhecer a sua persona, que é como se convencionou chamar a representação semifictícia do seu cliente ideal – uma versão mais aprofundada do público-alvo, por assim dizer.
Saber para quem produzir conteúdo já é meio caminho andado. Mas também é preciso fazer o seu conteúdo ser visto, especialmente se você está começando agora. Por isso, o marketing de conteúdo deve essencialmente trabalhar com as técnicas de SEO, que melhoram o ranqueamento dos seus conteúdos nos sites de busca.
Feito isso, o desafio é construir e alimentar o seu funil de vendas. A partir do momento em que o seu conteúdo é visto pelo seu potencial cliente (lead), é hora de manter um relacionamento direto com ele. Isto significa compreender que cada lead está em um estágio diferente de compra (topo, meio e fundo de funil), ou seja, cada um deles exige um tipo de conteúdo diferente.
Fidelização e reconhecimento
Logo, o marketing de conteúdo será o motor da produção desses materiais ricos, desde o topo até o fundo do funil. Quando você confecciona o conteúdo certo para o público certo, o resultado disso é a conversão de clientes fidelizados. Entendeu por que o marketing de conteúdo é tão importante?
Ademais, outra faceta do marketing de conteúdo que contribui para a atração de clientes é a mudança de percepção da sua marca. Se o público reconhece que você produz conteúdo relevante, você ganha autoridade e credibilidade, o que fará com que este indivíduo se lembre de você quando quiser adquirir um produto no seu segmento.
Está pronto para iniciar sua estratégia de marketing de conteúdo? Eu posso te ajudar! Envie uma mensagem, estarei pronto pra te atender.