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Storytelling é uma palavra em inglês, e está relacionada com uma narrativa ou melhor dizendo a capacidade de contar histórias relevantes.

Consiste em um método que utiliza palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história. Esta história pode ser contada de improviso ou pode ser uma história polida e trabalhada.

Com o excesso de informações ao qual as pessoas têm sido submetidas, a tendência natural do interlocutor é fazer um bloqueio contra todo tipo de propaganda sobre produtos ou marcas que aparecem nas mídias, sejam elas no online ou off-line.

Assim, a grande necessidade de se contar histórias, trazendo um maior envolvimento emocional por parte daqueles que interage com a mídia. As pessoas tendem a prestar maior atenção em situações que possam leva-las a uma reflexão ou que tenha muito a ver com o seu cotidiano e realidade de vida.

No caso do marketing digital, o storytelling está estritamente relacionado ao marketing de conteúdo e não é novidade para ninguém dizer que conteúdo é tudo. Muitos especialistas e “gurus” da web utilizam a máxima dizendo que “Conteúdo é Rei” e na minha opinião o conteúdo é o presente e o futuro de sua estratégia de marketing.

Se você está desenvolvendo um site novo para sua empresa, criando uma presença nas mídias sociais, otimizando seu blog com SEO, criando uma estratégia de marketing digital ou refinando o seu inbound marketing, existe um denominador comum em tudo isso e este denominador é o conteúdo.

No entanto, não é somente criar qualquer conteúdo que vai fazer com que seu site tenha maior tráfego ou atraia novos clientes para seu negócio. O conteúdo deve ter profundidade, ser envolvente, informativo e ir de encontro às necessidades de seu público-alvo. Além disso, o conteúdo de seu site deve se destacar em meio à multidão de informações que existe pela rede. Você precisa desenvolver conteúdo que vá de encontro com aquilo que as pessoas estão procurando.

Repetir os mesmos tópicos, escrever sobre os mesmos assuntos todos os dias vai fazer com que isso irrite seus leitores, por isso você deve diversificar e levar o tema principal de seu blog para novas abordagens de como apresentar o conteúdo. Uma das maneiras mais eficazes de gerar conteúdos envolventes é através da contação de histórias.

 

Escreva histórias, as pessoas amam ouví-las

Todo mundo ama ouvir boas histórias, e nossas vidas estão cheias delas. Histórias que não foram contadas naquele filme que você assistiu, coisas dos bastidores, histórias de amigos ou situações que nos envolvemos no nosso cotidiano, histórias de sucesso com clientes, cases de sucesso, notícias que vimos em um jornal ou na revista do mês ou até mesmo aquelas informações que tem sido publicadas em uma infinidade de blogs na web. Existe uma boa razão para isso, as histórias são divertidas e são envolventes e quando utilizadas de forma eficaz podem se tornar uma excelente ferramenta de marketing para sua marca.

 

Por que incluir Histórias em sua Estratégia de Marketing?

Histórias criam conexões pessoais

Quantas vezes nós ouvimos histórias de pessoas que falam de si mesmas dizendo: “Eu estava assim antes, mas depois que fiz isso…” ou “Eu participei deste evento e aconteceu isso comigo”. Quando isso acontece, você está criando uma conexão pessoal com seus usuários, algo que os ajudarão a se identificar sua marca ou que vão fazê-los perceber que você também passou ou passa por situações que eles passam. Seja verdadeiro!

 

Boas histórias criam engajamento

Histórias são envolventes. Quando você envolver seu leitor com suas histórias relevantes, haverá uma grande chance desta pessoa retornar ao seu site, dando-lhe a oportunidade de desenvolver ainda mais relacionamento com eles. Com o relacionamento surgirão novas conexões e também novos assuntos a serem abordados.

 

Histórias elevam as pessoas a um novo nível emocional

Conectar-se ao seu consumidor com um nível emocional é poderoso. É isso que a publicidade quis fazer desde os primórdios, criar uma relação emocional da marca com as pessoas. Isto construirá confiança, comprovará o valor de sua marca e levará a interação a um nível mais profundo.

 

Histórias fornecem novos insights

Cada grande história é uma nova lição. Por meio das interações e envolvimento emocional que seus leitores tiverem com sua marca, fará com que você tenha novos insights fornecendo soluções que ajudarão as pessoas a resolverem seus problemas e também a ter uma nova visão sobre aquela situação que ele está vivendo. Crie histórias com conteúdo informativo e divertido.

 

Histórias são perfeitas para compartilhamento

As histórias tornam-se facilmente algo compartilhável e toda marca ou empresa deseja que seu conteúdo se torne viral.

 

Histórias são multiplataformas

As histórias podem ser contadas usando diferentes tipos de mídia. Do blog, facebook, por meio de um vídeo no youtube, podcasts, email marketing e muitas outras maneiras. Contar histórias usando várias plataformas pode ajudá-lo a aumentar a sua exposição na web. Seu conteúdo será visto por milhares de pessoas que estão em todos os tipos de lugares na internet.

 

Tente algo novo da próxima vez que você for criar um conteúdo novo para seu blog ou site de sua empresa. Pegue sua ideia e transforme-a em uma história. Use principalmente situações que você já vivenciou, mostre sua expertise, realidades que possam fazer parte do cotidiano de seus leitores. Embora contar histórias possa parecer algo antiquado, você vai abrir a sua marca para um público totalmente novo. Pense nisso e conte suas histórias!

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