Marketing de experimentação: você já ouviu falar nessa estratégia?

O marketing passou por profundas transformações nos últimos anos, especialmente com o advento do digital e a mudança de perfil do consumidor, que tende a rejeitar aquelas propagandas invasivas. No entanto, nesta relação entre empresa e cliente a partir do marketing, existe algo que não mudou: para conquistar o consumidor, é preciso, acima de tudo, oferecer a melhor experiência possível.

E como isto é possível no meio digital? Através do marketing de experimentação. Você pode nunca ter ouvido falar deste conceito, mas sabe o quanto oferecer um “gostinho” do seu produto pode fazer a diferença na hora de influenciar a decisão de compra do público.

Se você quer entender melhor essa estratégia, nós vamos te explicar os fundamentos do marketing de experimentação e quais as melhores práticas para aumentar a conversão.

O que é marketing de experimentação?

De uma forma simplificada, o marketing de experimentação consiste em oferecer um “test drive” do seu produto ao cliente. Você deve estar pensando que essa estratégia é bem antiga. E é mesmo! Porém, com o passar do tempo, elas simplesmente sumiram do orçamento das equipes de marketing. Se você estiver atento aos rumos do mercado, é uma ótima hora para sair na frente.

Explica-se: o marketing nos dias atuais está muito atrelado aos conceitos do digital, como inbound, SEO, entre outros. Porém, na busca incessante pela automação e captação online de clientes, é preciso entender que o lado humano, a experiência física, não podem simplesmente serem deixados de lado.

Já sabemos que o consumidor está nas rédeas das relações do mercado. A decisão é dele. Porém, mesmo com o inbound marketing, pode ser difícil posicionar o seu conteúdo de forma autêntica.

Construção da experiência

O marketing de experimentação não vai de encontro ao poder de decisão do cliente. Pelo contrário: está totalmente ligado a ele! O que isso significa? Que se o indivíduo de fato está interessado no seu produto, por que não oferecer um “gostinho” dele para que o cliente tenha certeza de que está fazendo a melhor opção?

Em uma era onde a concorrência está cada vez maior, as pessoas estão cada vez mais receosas na hora de fechar uma compra. Pesquisam no Google, perguntam para os amigos… Mas nada pode ser mais efetivo do que oferecer a elas a construção de sua própria experiência.

Se essa experiência for positiva, o retorno é simples: as pessoas vão querer retribuí-la, naturalmente comprando com a sua empresa. Daí em diante, se esta relação for bem estimulada, a sua empresa ganha um cliente fidelizado.

Benefícios do marketing de experimentação

Em primeiro lugar, ao confiar o poder da experiência ao cliente, a empresa melhora a percepção da marca e ganha a confiança do consumidor, além de validar a qualidade de seu produto.

Não menos importante, essa estratégia também facilita a mensuração do Retorno Sobre Investimento (ROI), pois é possível gerir a quantidade de distribuição de itens e os resultados obtidos.

Gostou das dicas? Se você quer iniciar esta estratégia na sua empresa, clique aqui e conheça meus serviços!

Cadastre-se para novas atualizações

Cadastre seu email e receba nossos novos artigos relacionados ao Marketing Digital.

Não se preocupe. Também não gostamos de SPAM.

Obrigado! Seu email foi cadastrado com sucesso.

Cadastre-se para novas atualizações

Cadastre seu email e receba nossos novos artigos relacionados ao Marketing Digital.

Não se preocupe. Também não gostamos de SPAM.

Obrigado! Seu email foi cadastrado com sucesso.

Pin It on Pinterest

Share This
× Fale no Whatsapp!