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Como monitorar corretamente cliques de Facebook Ads no Google Analytics

Um dos grandes problemas que muitas vezes ocorre ao criarmos uma campanha de Facebook Ads é a discrepância entre as informações que o painel do Facebook me traz em relação aos cliques no anúncio e o que efetivamente está ocorrendo nos nossos relatórios do Google Analytics.

O que está aparecendo de número de cliques no meu anúncio do Facebook Ads não refere-se a cliques para fora do Face, mais sim ao número de interações que ocorreram nele e envolvem cliques no link externo, cliques de curtir, cliques de compartilhar e assim por diante.

Selecionei um exemplo de um anúncio de um cliente feito recentemente que simula exatamente o que ocorre:

Painel de Anúncios do Gerenciador do Facebook

No exemplo mostrado o cliente recebeu 405 cliques no anúncio mas recebeu no site apenas 106 sessões oriundas do Facebook para o artigo impulsionado em sua página conforme relatório abaixo:

Número de Sessóes no Facebook Ads

Pode ocorrer também de o tráfego gerado pelo Facebook Ads estar sendo monitorado como Tráfego Direto no Google Analytics e não como vindos da rede social.

No Google Analytics, o tráfego direto é o tráfego para o qual um referencial não foi especificado. O Código do GA recebe as informações de referência no cabeçalho HTTP. No entanto, se o cabeçalho HTTP não inclui um campo de referência em seguida, o Google Analytics não pode descobrir de onde está vindo o pedido.

Por muitas razões, o tráfego de anúncios do Facebook, muitas vezes não incluem um referencial, e que faz com que GA classifique-o como Tráfego direto. Assim, a fim de classificar com precisão o tráfego vindo do Facebook, você precisa ter uma abordagem diferente.

Como corrigir esta questão e ter relatórios exatos de acessos vindos de uma campanha do Facebook Ads?

Para corrigir o problema e ter dados exatos de sua campanha o correto é Criar uma URL Personalizada no Google Analtyics. Com essa informação você diz ao GA de onde vem este clique, qual a campanha, se é um banner, um link um anuncio em um jornal, etc.

O próprio Google fornece esta ferramenta para que possamos criar essa URL Personalizada e digamos ao Facebook Ads qual é o link que ele vai apontar corretamente ao receber um clique.

Criador de Urls do Google

 

Vejamos o passo a passo de como fazer o procedimento e dar a informação correta ao Facebook Ads

O facebook também forneceu um PDF (em inglês) de ajuda para este tipo de operação. Baixe o PDF aqui.

Espero que tenha te ajudado de alguma maneira.

Não deixe de compartilhar o conteúdo e comentar.

 

Um abraço e até a próxima.

 

 

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