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Marketing de Influenciadores: minha empresa pode utilizar essa estratégia?

O marketing oferece muitas oportunidades para que a sua marca esteja sempre a frente dos seus concorrentes. Entretanto, você precisa saber como e quando usar cada estratégia para que você consiga obter resultados. Hoje vou abordar sobre o Marketing de Influenciadores e mostrar como a sua empresa pode colocar em prática essa estratégia.

O que é Marketing de Influenciadores?

O marketing de influência são ações de engajamento com pessoas influentes no meio digital para que elas compartilhem opiniões e experiências com os produtos e serviços das marcas, com o objetivo de influenciar a decisão de compra dos seus seguidores.

Quem são os influenciadores digitais?

É uma nova profissão que surgiu junto com a internet. Muitas vezes, os influenciadores não são amplamente famosos, entretanto são muito conhecidos por aquele público segmentado que o segue e tem ele como referência em alguma área específica.

Normalmente os influenciadores têm um número elevado de seguidores e atingem números incríveis de engajamento em todas as postagens e stories que divulgam. Eles são considerados autoridades na área.

Alguns exemplos que podemos dar é: na área de alimentação equilibrada, a Gabriela Pugliesi, na hora de moda e maquiagem, a Camila Coelho ou a Flávia Pavanelli. Se formos falar sobre empreendedorismo, podemos citar como influencers da área o Conrado Adolpho e o Abílio Diniz, por exemplo.

Minha empresa pode usar essa estratégia?

Qualquer marca que tenha na área um influencer pode utilizar essa estratégia. Veja como começar a colocar o marketing de influência em prática:

Defina o objetivo da ação

Para saber o que fazer, você deve saber onde você quer chegar. Para isso, o primeiro passo é definir o objetivo desta ação. Segue alguns exemplos mais usados:

• Fortalecer a marca
• Gerar leads
• Aumentar as vendas
• Lançar um novo produto no mercado
• Fortalecer a presença digital da sua marca.

Defina o tipo de influencer para a sua campanha

Você tem que fazer um estudo do mercado em que você atua e ver quem são os influenciadores do seu segmento. Quem os seus clientes ouvem antes de comprar o tipo de produto ou contratar o tipo de serviço que você oferece?

Além disso, outro ponto a ser estudado durante a escolha do influencer é o engajamento que ele tem com os fãs e não o número de seguidores. Vamos a um exemplo:

Uma pessoa pode ter 100 mil seguidores e ter uma taxa de engajamento de 1%, o que significa que está atingindo apenas 1000 pessoas.
Uma pessoa pode ter 50 mil seguidores e ter uma taxa de engajamento de 5%, o que significa que está atingindo 2500 pessoas.
Mesmo com menos seguidores, o segundo exemplo tem mais engajamento e atinge um número maior de pessoas para a divulgação da sua ação.

Outro dia saiu um artigo muito interessante, sobre uma empresa que contratou um Digital Influencer e não vendeu 36 camisetas no seu ecommerce. Por isso, tome cuidado na hora de contratar seus influenciadores digitais, procure descobrir a taxa de engajamento destes perfis.

Veja alguns tipos de influencer:

Top Celebridade: algum famoso que todos conhecem, mas que não necessariamente tem relação com o mercado em que o seu negócio atua.
Fit Celebridade: é aquele encaixe perfeito, além de ser muito famoso e conhecido, esse famoso tem grande influência no mercado em que a sua empresa está inserida.
Autoridade: esse tipo de influencer sabe do que está falando e o endosso vale muito entre os seguidores dele.
Ecossistema: é quando você utiliza vários pequenos influenciadores de um só assunto. Dessa forma, você vai dominando a conversa entre eles e a sua ação ganha repercussão.

Onde encontrar mais informação sobre Digital Influencers

Tenho buscado informação a respeito ultimamente, até porque muitas marcas tem usado essa estratégia para alcançar seus objetivos de marketing.

Um pessoal que é autoridade no assunto de Digital Influencers é a Youpix. Eles tem um programa de treinamento específicio para esse mercado que é o Youpix Influencer Marketing Program, vale a pena dar uma estudada no assunto. A Bia Granja que é gestora da empresa, deu uma palestra sobre o assunto recentemente e trouxe muitas informações importantes.

Uma dica muito bacana para que tem pouco orçamento é procurar por micro influenciadores digitais, aquelas pessoas que nem sempre tem muitos seguidores mas que conectam-se muito bem com sua audiência e com um público muito específico.

Além disso, o canal no Medium da Youpix tem muita informação a respeito. Vale super a pena!

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