Apesar de o engajamento entre clientes e marcas ter caído muito nos últimos anos, investir nas redes sociais ainda é extremamente importante para os negócios. Isto porque as redes sociais têm a capacidade de aproximar audiência e empresa de uma forma que nenhuma outra ferramenta de marketing proporciona.
Por isso, eu preparei este artigo com 5 dicas para gerar resultados no engajamento das redes sociais. Continue lendo para conhecer todas!
1. Tenha personalidade
Criar uma identidade para a sua marca é essencial para obter engajamento e resultados. Ao utilizar o tom de voz correto, você cativa a sua audiência potencializando a interação. Além disso, com uma personalidade bem definida, fica muito mais fácil comunicar-se com o seu consumidor.
Para fazer isso, estude as buyer personas do seu negócio. O perfil dos seus consumidores é o que ditará a linguagem que eles desejam ver nas redes sociais.
2. Mantenha as redes ativas e dedique-se à interação
Para obter engajamento e fidelização dos clientes por meio das redes sociais, é imprescindível manter uma atividade constante nelas. Por isso, em vez de atacar todas as redes da moda, descubra aquelas onde o seu público-alvo é mais ativo e concentre-se em produzir conteúdo para elas.
A seguir, o próximo passo é prestar atenção às reações da sua audiência. É extremamente importante responder a cada mensagem, resposta ou comentário. Cada uma delas é uma oportunidade de converter uma venda e de fidelizar o cliente.
3. Aposte em imagens e multimídias de qualidade
Para chamar a atenção do seu público, é muito importante usar a imagética certa. Imagens, vídeos e gifs devem ser esteticamente alinhados aos seus objetivos de comunicação. Procure utilizar imagens que despertam o interesse e tente aplicar sua identidade visual sobre os conteúdos.
Aqui, uma dica muito importante é produzir suas próprias multimídias. Sempre que possível grave seus próprios vídeos, produza suas próprias fotos.
4. Equilibre conteúdo profissional com conteúdo espontâneo
Esta dica está muito relacionada à anterior. Em alguns casos, é muito importante investir em fotógrafos e produtores profissionais para criar conteúdo para as suas redes. Contudo, tendo em vista o caráter pessoal das redes sociais, é necessário contrabalancear com postagens mais orgânicas e espontâneas para humanizar o seu negócio.
Uma boa tática é dedicar o trabalho profissional às imagens de produtos ou conteúdos mais institucionais. Assim, você deixa espaço para imagens mais espontâneas para mostrar o dia a dia da empresa, a participação em eventos, etc.
5. Invista no conteúdo gerado pelos seus clientes
Utilizar conteúdos produzidos pelos seus consumidores tem um grande potencial de aumentar o engajamento nas suas redes sociais. Além disso, os clientes gostam de ser reconhecidos e aumentam a fidelidade à marca quando se sentem valorizados.
Além disso, assim você estimula outros consumidores a produzirem seus próprios conteúdos. Uma coisa leva a outra e assim sua marca pode obter cada vez mais visibilidade e aumentar a base de seguidores e leads qualificados.
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Muito bom =)