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Todo empreendedor que começa a investir no marketing digital, se depara com os conceitos de SEO e Google Ads ou links patrocinados. Acontece que muitos não entendem, com clareza, o que diferencia as duas estratégias. Para desfazer estas dúvidas, apresentamos a seguir, quais as diferenças e as semelhanças entre SEO e Ads.

Quem deseja melhorar os acessos da página de uma empresa, deve entender bem a função de cada um deles. Podemos adiantar que ambas as estratégias têm por fim alavancar a posição de um site nos motores de busca. A diferença inicial, é que enquanto uma tem caráter orgânico, a outra é paga.

Além disto, o resultado de ambas se dá em tempos diferentes. Enquanto o SEO precisa de uma construção em longo prazo, os Ads geram visibilidade em períodos bem mais curtos. Por fim, ambos estão ligados à estratégia de SEM e geram aumento de tráfego e conversão no seu site. Neste artigo, você entenderá o que difere e aproxima essas técnicas.

Entenda o que é o Search Engine Optimization (SEO)

Para começar a entender quais as diferenças e as semelhanças entre SEO e Ads, vamos definir o primeiro conceito. A sigla de Otimização Para Motores de Busca, descreve técnicas que levam a sua página a ser ranqueada de forma orgânica no Google.

As estratégias incluem desde URLs mais amigáveis, até conteúdo relevante e otimização de textos e imagens para a internet. Na prática, o conteúdo do seu site vai ser lido pelos algoritmos dos buscadores. Nesse processo, eles identificam a relevância do conteúdo e sua adequação aos fatores de ranqueamento.

Trata-se, ademais, de uma técnica que leva tempo para surtir efeito. É à medida que se posta conteúdo otimizado que a página vai, gradativamente, adquirindo um ranqueamento melhor. Lembrando que para o SEO dar certo, o site deve estar sempre atualizado.

Ads e Search Engine Marketing (SEM)

Os Ads nada mais são do que os anúncios pagos. Sendo assim, em lugar de uma série de técnicas para ranqueamento, você investe em links patrocinados. Esses são os primeiros resultados exibidos no Google, acima da busca orgânica. Para quem procura retorno em curto prazo, é a melhor opção.

O anunciante escolhe a palavra-chave com a qual deseja ser encontrado e também a região geográfica e horários para o anúncio. Além do buscador, é possível anunciar em displays de sites parceiros e também no YouTube. Antes de resumirmos quais as diferenças e as semelhanças entre SEO e Ads, devemos tratar ainda do Marketing de Otimização de Buscadores.

Conhecido por SEM, a prática abrange todo conjunto de técnicas que podemos empregar para melhorar o desempenho de um site. Ou seja, é uma estratégia para trazer mais visitantes para o seu endereço. SEO e Ads são duas formas de atingir esse objetivo dentro do SEM.

Quais as diferenças e as semelhanças entre SEO e Ads?

Vimos que ambas as estratégias servem para colocar o site do seu negócio entre os principais resultados dos motores de busca. A semelhança está, portanto, em seu objetivo de atrair o público-alvo. As práticas são complementares, devido, sobretudo, aos prazos diferentes para que apresentem resultado.

Cabe salientar que o Ads deixa de oferecer retorno quando não se paga mais o anúncio. O SEO, por outro lado, funciona no longo prazo, gerando resultados cada vez melhores. Além de saber quais as diferenças e as semelhanças entre SEO e Ads, é importante montar uma boa estratégia de Marketing Digital.

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