Criação de SItes Responsivos

Sites Responsivos: Por que a minha empresa precisa disso?

Estamos todos usando uma variedade de tecnologias para acessar sites nos dias de hoje. Quer se trate de smartphones, tablets, laptops ou desktops, o web design deve ser capaz de funcionar adequadamente em todas essas plataformas. As práticas tradicionais de web design com as quais os designers estavam familiarizados simplesmente não funcionam mais. Agora eles estão, cada vez mais, apostando no design de sites responsivo.

Mas, o que exatamente é um site responsivo? Bem, é uma abordagem que configura um site para o tamanho da tela em que o usuário está visualizando o site. Isso significa que os usuários podem ter a mesma experiência de visualização, independentemente de estarem usando o computador desktop ou o celular. Digamos que você tente visitar o Facebook em seu smartphone e em seu laptop: você perceberá que o conteúdo, as imagens e o layout serão adaptados para caber na tela do dispositivo.

Então, o que isso significa para as empresas e seus sites? Leia mais para descobrir as razões pelas quais você deve considerar um design responsivo para o seu site.

MELHORA O SEO E OS RESULTADOS DE PESQUISA NO GOOGLE

O Google recomenda que os desenvolvedores usem sites responsivos e, inclusive, o nomeou uma prática recomendada do setor. Um motivo para essa recomendação é que os sites que utilizam o design responsivo têm o mesmo URL e HTML em todos os dispositivos, facilitando o rastreamento, a indexação e a organização do conteúdo pelo Google. Isso permite que o mecanismo de busca forneça aos usuários o melhor conteúdo. Além disso, os sites responsivos oferecem uma melhor experiência ao usuário, resultando em uma otimização aprimorada do mecanismo de pesquisa.

O Google tem constantemente dedicado esforços para priorizar que os desenvolvedores façam sites responsivos. Desde 2016, a empresa tem trabalhado com sua Política Mobile first que faz com que o seu buscador coloque em primeiros lugares os sites que estão pensando nesta metodologia. Isso ocorre pois há muitos anos a maioria dos usuários tem modificado o comportamento na internet, passando sua navegação do Desktop para os dispositivos móveis.

Há alguns anos já previamos esta mudança radical e escrevemos um artigo a respeito dos 4 Motivos para você Otimizar seu site para Smartphones e um dos motivos principais estava no fato do Google Priorizar este tipo de site.

AUMENTA A ACESSIBILIDADE

Por ter um web design responsivo, o seu site estará acessível a todos, independentemente do dispositivo que estiverem usando. Se alguém estiver usando o smartphone para visualizar seu site ou um tablet, os dois usuários terão a mesma experiência de visualização consistente. Fontes, cores, estilos, imagens e conteúdo terão a mesma aparência em qualquer dispositivo. Você não quer perder tráfego do seu site apenas porque ele não é compatível com todos os dispositivos, certo?

Além disso, para pessoas com qualquer tipo de deficiência (existe muita gente no Brasil com deficiencia visual, motora ou auditiva), os sites responsivos e otimizados para smartphones podem ser facilmente integrados com leitores de voz ou aplicativos que ajudam essas pessoas neste processo.

LEVE EM CONSIDERAÇÃO A MUDANÇA DE TECNOLOGIA

Lembre-se que aquele smartphone que você comprou há alguns meses e aquele elegante laptop que você comprou há alguns meses, podem ter sido os modelos mais recentes quando você os comprou, mas agora eles estão ultrapassados e, provavelmente, desatualizados. A tecnologia está mudando constantemente; novos dispositivos e gadgets estão sendo introduzidos a todo momento e isso significa que os tamanhos de tela estão mudando com eles. Ter um site responsivo permite que você acompanhe essas alterações. Imagine ter que mudar o design do seu site regularmente só porque um novo smartphone com um novo tamanho de tela foi lançado?! Com um website responsivo, você não precisa se preocupar com isso.

MANTENHA SEUS VISITANTES FELIZES

Os visitantes de websites têm períodos de atenção muito curtos. Se o seu site demorar muito para ser carregado (mesmo que apenas alguns segundos), a probabilidade de abandono torna-se muito maior. Se o seu site exigir que os visitantes rolem para cima e para baixo, de lado a lado para visualizar um conteúdo, eles abandonarão o site porque não estão tendo uma experiência visual agradável. Evite essas situações, tornando seu site responsivo para que todos os visitantes fiquem felizes e continuem retornando.

Há muitos benefícios em mudar para um design de web responsivo, especialmente porque o mercado atual está sendo dominado por dispositivos móveis. Ter um site responsivo ajudará a garantir que seu website esteja atualizado e que os usuários tenham uma excelente experiência de visualização, independentemente do dispositivo que estiverem usando. Não perca mais tempo, procure um profissional especializado na otimização de sites e obtenha melhores resultados para sua empresa.

Cadastre-se para novas atualizações

Cadastre seu email e receba nossos novos artigos relacionados ao Marketing Digital.

Não se preocupe. Também não gostamos de SPAM.

Obrigado! Seu email foi cadastrado com sucesso.

    Leave Your Comment Here

    Cadastre-se para novas atualizações

    Cadastre seu email e receba nossos novos artigos relacionados ao Marketing Digital.

    Não se preocupe. Também não gostamos de SPAM.

    Obrigado! Seu email foi cadastrado com sucesso.

    × Como posso te ajudar?