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Com o uso cada vez mais frequente de redes sociais, sites e blogs, os setores de marketing e de vendas se viram obrigados a inovar na hora de atingir e consolidar novos clientes. Como um setor está inteiramente ligado ao outro, o marketing digital passou a ser a fonte de geração de clientes à empresa, que serão levados à compra pelo setor de vendas. Para isso, o momento da atração é um dos mais importantes, e o Inboud Marketing é a solução mais eficaz da atualidade.

Empresas de diversos ramos e portes vêm aplicando o Inboud Marketing para atrair seus leads. Esse termo se refere às empresas ou pessoas que entram em contato ou acessam os sites ou redes sociais de uma empresa, e têm potencial para serem futuros clientes. Para isso, os conteúdos relevantes publicados no site, redes sociais e blogs da empresa são o alicerce dessa técnica de Marketing Digital.

Assim, diferentemente dos métodos tradicionais de vendas e prospecção de clientes, onde era necessário que o vendedor saísse do escritório para ir conseguir clientes, o Inboud Marketing se utiliza de técnicas de conteúdo para que os clientes procurem e venham até a empresa, criando um relacionamento personalizado com cada cliente, aumentando o engajamento. Trata-se de um modelo reverso de relacionamento e ação.

Porém, saber aplicar esse conteúdo de forma segmentada e eficaz para atrair e converter os leads em compradores, não é uma tarefa tão simplória. Por isso, separamos algumas dicas de como implementar o Inboud Marketing na sua empresa.

 

Etapas básicas

Dentre as principais etapas do Inboud Marketing estão: atrair, converter, vender e fidelizar. Todas são muito importantes para todo o processo de vendas e de imagem da empresa. Apesar de a última etapa ser desvalorizada por muitas empresas, a fidelização é uma das mais complicadas, já que é preciso manter o relacionamento estreitado e os conteúdos atrativos para que o cliente continue comprando e não procure a concorrência.

Dentre essas etapas, o Inboud Marketing prioriza as duas primeiras, (já que as demais serão complementadas mais pelo setor de vendas): atrair e converter por meio dos conteúdos focados no público-alvo e na persona do negócio, se utilizando de técnicas como a SEO, por exemplo, para atrair os leads. A conversão de visitantes do site em leads, ou seja, em oportunidades de venda, também é muito importante. Veja como elas podem ser aplicadas:

 

Atrair

Para atrair visitantes, o ideal é primeiro fazer um levantamento da persona do negócio (isto é: um perfil semificcional detalhado dos seus clientes reais). Isso ajudará a entender quais são as demandas desses visitantes para que você otimize melhor os conteúdos a serem publicados.

Depois disso, os conteúdos devem ser publicados de maneira otimizada, com técnicas SEO, para chamar a atenção do futuro cliente.

 

Converter

Uma das formas de conversão mais eficazes é as famosas landing pages. Esta é uma página na internet onde as pessoas realizam cadastros para receber informações, serviços da sua empresa, ou para entrar em contato com a mesma. Dessa forma, o visitante que olhou seu site, acaba por avançar um nível de contato.

Geralmente são oferecidos produtos gratuitos nessas páginas para que o relacionamento se inicie e se convertam em leads, como E-books, newslatters, webinars etc. Os calls to action (CTA) também são bastante eficazes, podendo ser inseridos ao final de cada publicação.

Após isso, o setor de marketing criará uma lista com os leads potenciais, ou seja, que têm mais chances de fecharem negócio, e irão passá-la para o setor de vendas. A partir daí, este fará o relacionamento para efetuar a venda, já com todos os dados de perfil do lead, informações sobre suas demandas etc., o que facilita a abordagem e o fechamento do negócio.

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