A INteligência Artificial do Google

Rankbrain: entenda como funciona a Inteligência Artificial do Google.

A Google é uma das empresas bem mais sucedidas do mundo, com um patrimônio avaliado em bilhões de dólares. Atua no ramo da tecnologia, marketing digital, engenharia da computação e inteligência artificial, garantindo um vasto leque de serviços a outras organizações.

Por falar em inteligência artificial, está por dentro do algoritmo do Google chamado RankBrain? Se ainda não está, é bom que fique, ao menos se deseja que a sua marca não seja pega de surpresa. Que tal fazer isso agora mesmo?

O que é o RankBrain?

O RankBrain é uma tecnologia inteligente que foi lançada em 2015 pela Google, com o objetivo de fazer com que o seu sistema de busca processe melhor e de forma mais eficaz os resultados de pesquisas feitas por usuários.

Na verdade, é um sistema que aperfeiçoou o sistema de busca da Google, fazendo com que ele responda as pesquisas dos usuários de forma mais eficiente, precisa e relevante.

Na prática, o RankBrain aponta os melhores resultados aos usuários entre infinitas páginas relacionadas ao assunto. Com isso, garante que o usuário tenha acesso à informação de qualidade e relevante, que seja capaz de resolver o problema pelo qual ele está passando.

Como funciona a Inteligência Artifical do Google?

O RankBrain foi criado para interpretar pesquisas complexas, com frases longas, ou seja, com mais de duas palavras. Então, na prática, ele busca relacionar os termos de forma inteligente e, assim, oferecer resultados baseados na sentença inteira, e não apenas nas palavras-chave que fazem parte da frase.

Desse modo, o usuário que deseja pesquisar a seguinte frase “marketing digital voltado para o esporte” no sistema de busca da Google, poderá receber links e páginas com conteúdos que versem sobre esse tema e não assuntos específicos sobre marketing digital ou esporte.

Isso significa, portanto, que o RankBrain pensa como um ser humano e não como uma máquina que consegue apenas decifrar parte de um código. Essa é a essência do RankBrain, o algoritmo inteligente e capaz de oferecer resultados incríveis aos usuários da Google.

O RankBrain afeta o SEO?

A resposta é sim e não!

Não, porque o Rank Brain, como dissemos, foca em responder pesquisas mais complexas, com sentenças longas, que podem ter mais de uma palavra-chave. Portanto, possa ser que a sua empresa apareça entre os resultados oferecidos pelo sistema de busca da Google a partir da palavra-chave, mas só se ela estiver dentro de um assunto específico.

E sim porque o Profissional de SEO não precisa mais necessariamente se preocupar com termos muito específicos de palavras-chave para rankear um site, mas em todo um contexto e conteúdo relacionado. Passa a ser mais importante pensar em uma informação relevante e que responda as perguntas mais íntimas do usuário. Independente de qual palavra-chave do contexto ele tem usado em sua pergunta. O que o Google diz, em suma é “..basta criar um conteúdo útil e de alta qualidade“.

O ideal é combinar as palavras-chave com assuntos relevantes, como o exemplo que damos anteriormente. Veja que a palavra “marketing digital” e “esporte” dialogam entre si, formando um tema central ou uma frase longa, complexa.

Como se vê, o Rank Brain é um algoritmo inteligente, o qual pode fazer com que as marcas, bem como os seus produtos e serviços, apareçam com maior frequência nos resultados das pesquisas no sistema de busca da Google, desde que elas pensem como essa tecnologia, ou seja, criando frases que sejam possíveis de serem alcançadas.

4 Hacks para Rankbrain que vão ajudar no seu Posicionamento SEO

Abaixo colocamos um vídeo do Neil Patel, falando sobre formas e estratégicas que podemos usar para melhorar a maneira como o RankBrain enxerga nosso site nas buscas.

Hack 01 – Testes A/B

Eles fazem teste A/B com o RankBrain. Assim como um usuário no seu site, ou um dono de negócio, ou profissional de marketing, você está fazendo teste A/B com seu preço, está fazendo teste A/B com seu design, com suas conversões. O Google está fazendo teste A/B com os resultados de busca. Ele está vendo qual versão os usuários preferem, e por causa disso, eles estão olhando para experiência do usuário.

Você está clicando em um resultado específico mais do que nos outros? Você está ficando nesse site? Você está ficando nele por mais de um minuto ou dois antes de clicar volta? Ou você não está nem mesmo clicando volta porque encontrou o que estava procurando? Essa é a coisa ideal deles. Eles querem que você pesquise, clique em um resultado, encontre o que você está procurando, e que não precise voltar para o resultado de busca e clicar em uma segunda ou terceira postagem. Por causa disso, você deve se certificar que a copy do seu site está aprimorada. Não apenas a copy do seu site ou da página, porque sim, isso afeta quanto tempo as pessoas leem, ficam por perto, mas também a copy da sua tag title e meta description.

A title tag é o que você vê quando faz uma pesquisa no Google, a meta descrição também. É uma frase que descreve a página que as pessoas vão acessar. Então se você estiver usando palavras-chave que uma pessoa procurou, ou se estiver usando boas palavras de ação igual a “tutorial, facilmente, fácil, simples”, você vai descobrir que as pessoas ficam muito mais propensas à clicarem. O mesmo com posts de lista. Quando você vai para um mercado, e está no caixa, você vê várias revistas. Muitas dessas revistas têm tutoriais e listas nos títulos delas, ou na capa. Então quando você olha para listas como “15 maneiras de perder 4,5kgs em 30 dias”, você pensa: “eu tenho que comprar essa revista”. O mesmo acontece com sua title tag. Colocar números e listas é uma ótima maneira de receber muito mais cliques.

Hack 02 – Melhore o Tempo de Permanência em seu Site

Em vários sites de sucesso e em blogs no ramo de marketing digital, como o próprio do Neil Patel, você vai ver recursos visuais que prendem a atenção do usuário. Inserir vídeos do Youtube, como eu fiz ali em cima, ou Áudio pros usuários escutarem são uma excelente maneira de prender a atenção das pessoas e fazem com que eles fiquem mais tempo em seu site.

Quanto mais eu mantenho as pessoas no meu site, melhor é a minha classificação de métricas de usuário no Google, o que me ajuda a subir no ranking.

Hack 03 – Melhore a Experiência do Usuário

O RankBrain não se trata apenas de ler recursos técnicos como densidade de palavra-chave, números de backlinks, etc. Eles estão tentando ir além do esperado para descobrir o que você como um usuário gosta ou não gosta.

Porque esse é o sinal definitivo. Não quantos links apontam para um site, mas ao invés disso, se você como usuário encontra o que está buscando. Então foque de verdade na sua experiência de usuário. Deixe as pessoas se envolverem com seu conteúdo, envolvimento emocional vai fazer com que elas também compartilhem sua ideia.

Hack 04 – Manutenção contínua

A última dica que o Neil Patel deixou foi. Não pare de fazer todas essas coisas aí em cima.

Se você ajustar seu texto e conseguir mais cliques, não pare por aí. Continue fazendo testes todos os meses. A maioria dos sites, até mesmo se tiverem uma alta autoridade de domínio sobem devagar, até mesmo a Forbes, Business Insider, a maioria dos sites não aparecem do nada no topo, eles estão continuamente fazendo o processo de SEO e melhorias em seus portais.

Bom, é isso. Espero que tenha ajuda você em sua busca por informações a respeito de RankBrain.

Gostaria de verificar a audiência do seu site, para que assim saiba se ele está realmente sendo visto como imagina? Caso sim, entre em contato conosco! Podemos te ajudar e oferecer soluções capazes de fazer a diferença em sua empresa.

Cadastre-se para novas atualizações

Cadastre seu email e receba nossos novos artigos relacionados ao Marketing Digital.

Não se preocupe. Também não gostamos de SPAM.

Obrigado! Seu email foi cadastrado com sucesso.

Cadastre-se para novas atualizações

Cadastre seu email e receba nossos novos artigos relacionados ao Marketing Digital.

Não se preocupe. Também não gostamos de SPAM.

Obrigado! Seu email foi cadastrado com sucesso.

Pin It on Pinterest

Share This
× Fale no Whatsapp!