Loading Likes...

Logo que nos cadastramos no twitter, entendemos como funciona e começamos a dar nossas primeiras “twittadas”, o próximo passo que desejamos seguir é responder a seguinte pergunta: Como eu posso obter mais seguidores? Ou melhor, Como eu posso ter seguidores qualificados em meu twitter?

No Facebook, Twitter ou qualquer outra mídia social, a qualidade no envolvimento com a rede é inúmeras vezes mais importante que a quantidade de seguidores, porém, o fato de ter pessoas qualificadas e segmentadas te seguindo pode fazer com que o seu twitter se torne um sucesso rapidamente. Afinal, você pode escrever os melhores twittes, mais engraçados ou entrar num ponto que ninguém do universo tenha entrado, mas se ninguém interessante tiver te seguindo para disseminar essa informação, nada disso importará.

Existem diversas ferramentas e maneiras na internet de fazer com que tenhamos mais de 1000 seguidores do dia para a noite. Comprar seguidores em bancos de dados chineses, tailandeses, brasileiros, javaneses é uma delas. Fazer follow mútuo é outra maneira. Porém, este é um assunto para outro post e não creio que seja isso que você deseja para o seu canal no Twitter. Nas redes sociais, o principal é interagir, conversar, ouvir, mensurar. Se você não faz isso com seu twitter ou o twitter de sua empresa então está na hora de mudar ou começar tudo de novo se já acabou caindo nesta furada.

Vamos às dicas:

1 – Pense em quem seguirá você

Como eu disse anteriormente existem listas para vender na internet que farão com que você tenha seguidores de maneira muito rápida, mas isso é para pessoas que não se importariam de ter aquela profissional do amor seguindo você ou você seguindo ela em seu twitter como eu presenciei outro dia de um político muito conhecido de Londrina. Qual a imagem que isto pode passar para seus seguidores ou eleitores? Seguir todo mundo pode não ser uma boa idéia, então pense antes em quem você deseja que siga você e em quem você seguirá de volta.

Anote em uma planilha no excel ou documento do word as pessoas, empresas, clientes em potencial, blogueiros, influenciadores que você gostaria de ser seguido e concentre seus esforços nisso e lentamente você conquistará uma base sólida de seguidores.

Se você mesmo assim quer uma lista de pessoas para seguir, então comece por Diretórios de Twitters como o WeFollow ou o Tweet Rank Brasil que mostra os principais twitters do Brasil e mundo. No Wefollow está ordenado por assuntos de interesse e por isso pode facilitar sua busca.

Observe com quem estes twitters estão falando e procure saber quem são estas pessoas para poder segui-las também.

 

2 – Complete o seu Perfil

É muito fácil saber se um perfil no twitter é legítimo ou não. Basta verificar se todos os campos estão preenchidos, analisar o Bio da pessoa em questão, sua foto, observar os últimos tweets.. Essa é uma prática muito comum em minha vida de twitteiro. Eu sempre observo a foto do cidadão, o que ele está twittando, com quem está falando e desde quando tem o perfil. Com estes parâmetros muito bem preenchidos você com certeza conquistará outras pessoas para seu número de followers.

Coloque uma foto bem legal, se for um twitter pessoal.. num vai colocar aquela foto que você aparece com a sua barriguinha saliente. Pense na imagem que  você passará para seus futuros seguidores. Se for um twitter vinculado a algum assunto, coloque uma imagem que lembre isso, uma marca se for a sua empresa, algo que possa fazer despertar a atenção dos usuários.

Escreva o seu bio de maneira sucinta colocando os assuntos que mais lhe interessa ou sobre o que você costuma falar, buscar na internet. Se você ainda não sabe, a busca do twitter já está sendo considerada uma das ferramentas mais utilizadas na web e consequentemente o seu twitter também poderá aparecer nas buscas do Google se colocar algum assunto interessante.

 

3 – Siga outras pessoas

Se você já está em outras redes sociais como o Facebook, Orkut ou Linkedin então procure saber quem de sua rede está também no twitter. Poste algo do tipo “Quem aqui também está no twitter. Quero segui-lo!”. Siga pessoas que já te conhecem na vida real pois elas estão mais propensas a te seguir de volta. Procure saber quem estas pessoas estão seguindo e siga quem lhe interessa pois com certeza estas pessoas verão que você faz parte do seu círculo de relacionamento. Se participou de algum evento ou acontecimento da internet, busque este termo no twitter e siga pessoas que também estiveram ou falaram sobre isso sempre observando para seu perfil.

 

4 – Twitter não é só sobre você ou sobre o que você está fazendo

Uma imagem muito ruim foi criada pelos usuários do twitter no começo porque só falavam o que estavam fazendo. Se saiam do banheiro, twittavam, se iam para um evento, local, twitter neles.

Essa é uma prática ainda muito comum no twitter o que pode ser até perigoso. Pense que o twitter não é feito apenas para isso. Você pode encontrar assuntos de muita importância no twitter, crescer profissionamente lendo os artigos que ali são publicados, notícias. Fale sobre esses posts, fale positivamente de outras pessoas colocando sempre @seunome.  Aquelas pessoas que seguirem-na verão que você é um grande incentivador ou seguidor deste twitter. Estabeleça contato, converse, mencione sempre.

 

5 – Hashtags (#), RT’s (retweets) e respostas

Estas são as maneiras mais eficazes de fazerem parte do twitter. Observe o que estão falando por aí, os Trending Topics do Brasil, de fora do Brasil. Fale sobre estes assuntos também colocando sua #hashtag, isso fará com que você faça parte do movimento sendo observado por outros. Faça retweets de mensagens interessantes, comente o que as outras pessoas estão falando, responda assuntos ou perguntas que você conhece. Com certeza, em breve estas pessoas ou twitters famosos estarão seguindo você de volta. É a lei da gratidão!

 

6 – Crie Listas e Adicione pessoas a elas

Crie listas das pessoas que você segue. Você pode ordenar suas listas pela indústria, pelo jeito que você conhece a pessoa, por localização geográfica ou qualquer assunto que achar legal.  Adicionando as pessoas que não estão seguindo para uma lista pode ajudá-lo a chamar a sua atenção, porque o seu anúncio vai aparecer em seu perfil, aumentando assim as chances de seguir você de volta. Adicionando as pessoas que já seguem sua lista pode iniciar um movimento, fazendo com que eles falem sobre você atraindo o interesse de novos seguidores.

A melhor maneira de elogiar alguém no twitter é associá-lo a uma lista. Quando você cria uma lista como “Marketing no Brasil”, “Blogueiros em Destaque” e associa pessoas a esta lista é o mesmo que dizer: Esses caras sãos melhores! Eles vão querer se gabar pelo tweet e agradecê-lo.

 

7 – Mensagem de Boas Vindas

Dê sempre boas vindas aos novos seguidores. Diga a eles o quão importante são para você. Crie mensagens personalizadas, de bom humor. Faça contato com essas pessoas, envolva-as. De preferência não utilize mensagens de sistemas automatizados. As pessoas estão cheias disso!

 

8 – Integre sempre!

Adicione seu twitter ao endereço de seu site, cartão de visita, assinatura de apresentações, email. Lógico, isso se aplica especificamente para twitters comerciais. Se não deseja que seu twitter apareça ou se ele é privado a apenas seus amigos mais próximos então não divulgue assim.

 

Se você tem alguma dica de como conseguiu seguidores qualificados, poste seu comentário aqui. Grande abraço!!!

 

 


Cadastre-se para novas atualizações

Cadastre seu email e receba nossos novos artigos relacionados ao Marketing Digital.

Não se preocupe. Também não gostamos de SPAM.

Obrigado! Seu email foi cadastrado com sucesso.

Cadastre-se para novas atualizações

Cadastre seu email e receba nossos novos artigos relacionados ao Marketing Digital.

Não se preocupe. Também não gostamos de SPAM.

Obrigado! Seu email foi cadastrado com sucesso.